quinta-feira, 17 de novembro de 2011

                         
SÍNTESE RÁPIDA DO SEMINÁRIO DE NANOTECNOLOGIA, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE
Período:
25, 26 E 27 DE OUTUBRO DE 2011
Um relatório completo. Estará disponível no site da Renanosoma. 

PATROCÍNIO:
PALAVRA DO COORDENADOR.
Dr. Gilson Lima. Pesquisador CNPQ/IPA
Diante das imensas dificuldades que enfrentadas este ano para consolidar as parcerias de patrocínio para a realização pela primeira vez na região sul do oitavo seminário de Nanotecnologia, Sociedade e Meio Ambiente, julgamos que fomos vitoriosos. Primeiro por envolver também pela primeira vez parcerias locais de financiamento (CORREIOS-RS e BANRISUL), bem como uma rede de apoio de infraestrutura de auditórios, veículos, de tecnologia e palestrantes que gratuitamente contribuíram para a difusão dos conhecimentos proporcionados pelo evento (UFRGS, PUCRS, UNISINOS, FUNDACENTRO).
Apesar das dificuldades, muitas delas proporcionadas pela própria rede que coordena o seminário (muitas instituições científicas e heterogêneas gerando dificuldades de respostas rápidas as exigências dos patrocinadores), o mesmo foi marcado por algumas inovações que deram muito certo.
Uma delas começou antes do evento com materiais preparados em Oficinas de Vídeo no Rio de Janeiro e em São Paulo desde agosto de 2011 envolvendo estudantes do ensino básico e com seus resultados apresentados no próprio Seminário. O envolvimento da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul proporcionou a alunos selecionados de diversas escolas da rede pública e de Estudantes de Escolas Particulares como o Colégio Americano e Colégio Leonardo da Vince a participação em workshops preparados especificamente para eles entrarem introdutoriamente no universo do mundo manométrico.
Também envolvemos pela primeira vez, Centrais Sindicais e Patronais (FIERGS-SENAC) que estiveram juntamente com o Dieese e cientistas para debater a política de ciências de ponta no Brasil e no Rio Grande do Sul. O resultado foi a decisão de organizar um novo Fórum de Política Científica e industrial em Porto Alegre em Janeiro de 2011.
É importante destacar também a importância de apresentarmos pesquisas aqui realizadas no Rio Grande do Sul, destacando a área de saúde (nano fármacos, pesquisas de reabilitação, aparelhos de sintetização artificial de fala, exoesqueleto, infravermelho para crianças cadeirantes, células troncos e nano moléculas,...).
Nesse particular, destacamos a possibilidade de integração entre pesquisas de reabilitação e exclusão aqui realizadas com o SENAI, SENAC e possível difusão de produção industrial de produtos já patenteados na área de saúde.
Foi surpreendente a escassa existência nas indústrias gaúchas de laboratórios de pesquisa de conhecimento, de efetivos cientistas e pesquisadores e surpresos pela tecnologia de ponta ainda estar sendo feita quase que exclusivamente pelas universidades e seus centros de pesquisas o que denota uma urgente necessidade de transferência de produção de tecnologia para dentro das próprias indústrias no Rio grande do Sul diante de um mundo cada vez mais competitivo no âmbito do conhecimento.


Representante CUT, Representante da FIERGS, Físico Acadêmico, Representante do DIEESE – parte da mesa discutindo políticas de alta ciência e integração da sociedade.


Tema: Convergência do conhecimento para o melhoramento humano e implicações filosóficas

As atividades do turno da noite foram iniciadas com demonstrações de experimentos de pesquisas com interface cérebro, máquina e corpo para estudantes cadeirantes, lesionados cerebrais e tetraplégicos. As pesquisas foram realizadas na pós-graduação do Centro Universitário Metodista – IPA, juntamente com Dr. Gilson Lima – IPA.  Após as demonstrações foi proferida uma conferência do Dr. Donaldo Schüler. Filósofo. Implicações filosóficas da interface homem, cérebro e máquinas.
O coordenador destas atividades foi o Sr. Luis Renato Balbão Andrade, FUNDACENTRO/RS.

Dr. Gilson Lima apresentou algumas demonstrações de seu grupo de pesquisa- NITAS coordenado por ele e pelo seu colega Doutor Fleming Pedroso.  Acima foto de sintetizador microeletrônico móvel para portadores de déficits de fala e apoio de aprendizagem escolar.



Acima foto de Gilson Lima demonstrando processo de integração e comando de tela totalmente pelo corpo através de infravermelho permitindo inclusão digital para crianças com lesões neuronais severas. Comandam o corpo com cabeça, olhos, boca,...
Está sendo montado um kit de inclusão escolar para uma turma de crianças da rede pública estadual em convênio com a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Sul. (foto abaixo).


Foto do Filósofo Donaldo Shüler refletindo sobre as implicações filosóficas da interface, homem, cérebro e corpo após as demonstrações. Brilhante participação. 

Nenhum comentário: