quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Ortobras realiza ato de doação da Cadeira de inclusão digital da Menina dos Olhos!


 Entenda o caso
Dr. Gilson Lima. Cientista, pesquisador em reabilitação. 

- Em agosto de 2012, Ana Paula Soares de Almeida sentiu uma forte dor de cabeça. Depois de ter uma convulsão, ela ficou internada por 49 dias no Hospital São Vicente de Paulo, em Três de Maio. A maior parte do tempo na Unidade de Terapia Intensiva.
- Ela foi diagnosticada com uma doença considerada rara, que é uma inflamação no tronco cerebral de origem difícil de identificar. Ana Paula ficou com sequelas: tem movimentos limitados em todo o corpo e precisa de ajuda para executar todas as tarefas.
- No último dia 16 de maio, Ana Paula publicou uma carta na internet, contando a sua história e pedindo ajuda. Com 998 caracteres, o texto levou três dias para ser escrito utilizando o alfabeto ESARIN. O recurso funciona com um cerrar de pálpebras a cada vez que lhe exibem a letra certa em um quadro.
- Os apelos da jovem repercutiram na internet e comoveu a comunidade de Três de Maio, motivando a criação da Missão Ana Paula, um grupo no Facebook com mais de mil membros. Algumas postagens chegam a ter 500 comentários e 12 mil curtidas.
Dia 06 de setembro a Ortobras realizou com presença de autoridades, de instituições de pesquisa - em partucular do Instituto do Cérebro da PUCRS e de diversos parceiros da Rede de Apoio a Ana Paula a entrega de uma cadeira postural com o KIDS de inclusão social e digital.
Para culminar a gremista Ana Paula pode tirar fotos com diversos jogadores do time de seu coração. 
Coordenador em pesquisas de acessibilidade junto a Ortobras, Dr. Gilson Lima:  

"Essa iniciativa da Ortobras mostra o potencial do setor privado de contribuir para o desenvolvimento de tecnologias que podem gerar desenvolvimento e mudar a vida das pessoas. A inclusão não é monopólio apenas do Estado, mas os empreendedores privados tem um potencial enorme de construírem redes de cooperação em longo prazo a favor da inclusão social. E o mais importante é a preocupação de fazer isso de forma a gerar um produto com soluções simples e com sensível qualidade de  atenção para pessoas como a Ana Paula".
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=519285838142149&set=a.390098507727550.85746.352684291468972&type=1



Nenhum comentário: