quarta-feira, 29 de junho de 2011

Educação Inclusiva no Rio Grande do Sul

O secretário de Educação do Rio Grande do Sul Clovis Azevedo conhece projeto de tecnologia assistida para classe especial
http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?PAG=1&ID=6763


Gilson Lima – Sociólogo da Ciência. Pesquisador CNPQ. Sócio proprietário da NITAS: Inovação e tecnologia. 
Pesquisador do Research Committee Logic & Methodology and at the Research Committee of the Clinical Sociology Association International Sociological (ISA).
E-mail: gilima@gmail.com.


O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, esteve na manhã da sexta-feira dia 17/06/2011, na Escola Estadual Cônego Paulo de Nadal para conhecer o projeto “Simbiogênese aplicada a reabilitação sócio-educacional", desenvolvido pelos pesquisadores Dr. Gilson Lima (foto acima) e o neurocientista Fleming Pedroso (abaixo).,  
Foto abaixo: Fleming Pedroso

O trabalho que iniciou há um ano tem como centro de estudo: corpo, mente, máquina e aprendizagem. A experiência desenvolvida com uma aluna da classe especial de deficientes múltiplos da escola consiste em integrar os processos pedagógicos de aprendizagem interagindo com softwares específicos adaptados as necessidades de cada um. No caso da aluna Fernanda a sua interatividade com a máquina ocorre através de movimentos físicos com a cabeça e com o piscar dos olhos, já que suas lesões motoras são graves, além de não ter habilidade da fala.

Segundo o pesquisador para a “redescoberta da mente na educação” precisa considerar as singularidades dos casos para ampliar a discussão dos processos de aprendizagem. A intenção é fazer um projeto piloto com toda a turma, de seis alunos, para que posteriormente o sistema possa ser ampliado em outras escolas.

Após a demonstração do projeto o secretário solicitou para o pesquisador Lima que apresente ao setor de Educação Inclusiva da Secretaria as demandas necessárias para a implantação do projeto piloto. “A escola tem um histórico excelente nesta área e vamos analisar as possibilidades para a ampliação deste trabalho”, disse Azevedo. Além disso, parabenizou o trabalho das professoras, Maria Ângela Braga e Fernanda Santos, da sala de recursos, pelo trabalho desenvolvido com as crianças e reconheceu que a escola é referência na Educação Inclusiva.

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