quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Cientistas fazem tecido de DNA

Cientistas fazem tecido de DNA: (Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/12/2010).
 "Com o advento da nanotecnologia, as moléculas de DNA se transformaram em um estupendo material de construção de estruturas submicroscópicas."
O que é nanotecnologia? Divida um metro por um bilhão e entrará o universo nanoscópico. Lembre-se a micro informação coimputacional, a genética e o DNA é imensamente maior que isso (uma metro dividido por um milhão). Uma diferença e tanto.


















Uma das grandes vantagens do origami de DNA é que, ao contrário dos tecidos comuns, ninguém precisa ficar colocando fibra por fibra em um tear - as fitas de DNA se organizam por um processo de automontagem. [Imagem: Liu et al./Wiley]

Tijolos de DNA

As fitas de DNA são famosas por conterem toda a nossa informação genética.
Mas esta não é a sua única função. Com o advento da nanotecnologia, as moléculas de DNA se transformaram em um estupendo material de construção de estruturas submicroscópicas.
Nanorrobôs feitos de DNA já deram seus primeiros passos e a IBM é uma das empresas que está pesquisando formas de fabricar chips eletrônicos feitos de DNA.
Agora, a equipe de Ned Seeman, da Universidade de Nova Iorque, nos EUA, criou o primeiro tecido de DNA, uma trama cruzada de fitas de DNA que atinge dimensões de até 2 x 3 micrômetros.

Bibliografia:
Crystalline Two-Dimensional DNA-Origami Arrays
Wenyan Liu, Hong Zhong, Risheng Wang, Nadrian C. Seeman
Angewandte Chemie International Edition
Vol.: Early View
DOI: 10.1002/anie.201005911

Nenhum comentário: