terça-feira, 6 de outubro de 2020

DENGUE =》 QUEM DISSE QUE O MOSQUITO É O PROBLEMA? Viva a simbiogênese


Gilson Lima

Uma notícia ótima. Está dando certo. Fiz uma palestra numa Conferência Internacional de nanotecnologia coordenado pela Fio Cruz e realizado no Hotel Sofitel - RJ em novembro de 2010. O título de minha palestra em defesa da simbiogênese era: Reinventando o Universo do Humano com a Ciência em Ação. Parte dessa palestra está disponpível aqui no link http://glolima.blogspot.com/2010/11/encontro-com-daniel-dennet-reinventando_28.html 

Tinha muitos estrangeiros - lá céticos com o tema que trouxe, mas encontrei uma turma de herege lá na própria Fundação que adotou a ideia.

A boa notícia é que a simbiogenese vive lá. Essa turma tem os hereges que produziram um experimento anti-vacina para a Zica e que está sendo muito bom. Utilizam o método Método Wolbachia em Yogyakarta, Indonésia. Colocam uma bactéria num mosquito e eles ficam inofensivos para nós. Pensei até em colocar no grupo da complexidade do watts (acho que estamos todos lá né?). Consiste na liberação de Aedes aegypti com Wolbachia (bactéria) para que se reproduzam com os Aedes aegypti locais e estabelecer uma nova população destes mosquitos. A Wolbachia é um microrganismo intracelular presente em 60% dos insetos da natureza, mas que não estava presente no Aedes aegypti. Quando presente nestes mosquitos, ela impede que os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela se desenvolvam dentro do mosquito, contribuindo para redução destas doenças. Uma vez que os mosquitos com Wolbachia são liberados no ambiente, eles se reproduzem com mosquitos de campo e ajudam a criar uma nova geração de mosquitos com Wolbachia..

Nenhum comentário: