domingo, 28 de novembro de 2010

ENCONTRO COM DANIEL DENNET & REINVENTANDO O UNIVERSO DO HUMANO COM A CIÊNCIA EM AÇÃO

Gilson Luiz de Oliveira Lima.
GILSON LIMA.
"O que em mim sente está pensando" (Fernando pessoa).
Sociólogo da Ciência. Porto Alegre. Sócio proprietário da empresa NITAS: inovação e tecnologia. Brasil. Pesquisador do Research Committee Logic & Methodology and at the Research Committee of the Clinical Sociology Association International Sociological (ISA). gilima@gmail.com
E-mail: gilima@gmail.com

FOTO: Da esquerda para direita os filósofos: Dr. João Carlos Brum Torres; Dr. Marco Antônio Azevedo; PhD. Daniel Dennett e Dr. Gilson Lima (Sociólogo das ciências).

Dia 07 de novembro último (2010), tive a oportunidade de encontrar junto com alguns intelectuais de Porto Alegre (Brasil) com um dos mais importantes filósofos da mente vivo: Daniel Dennett. (Vide foto com os Filósofos Marco Antônio Azevedo e João Carlos Brum Torres).


Daniel Clement Dennett (Boston, 28 de março de 1942) é um proeminente filósofo estadunidense. Dennett passou parte da sua infância em Beirute, onde, durante a II Guerra Mundial, seu pai era um agente disfarçado de inteligência no Escritório de Serviços Estratégicos posto como um adido cultural à embaixada americana em Beirute. O jovem Dennett e a família voltaram para Massachusetts em 1947 depois que seu pai morreu em um acidente de avião inexplicável.
Participou da Phillips Exeter Academy e passou um ano na Universidade Wesleyana antes de receber o seu bacharelado em filosofia pela Universidade de Harvard em 1963, quando ele era um estudante. Em 1965, fez seu doutourado em filosofia da Christ Church, Oxford, onde estudou com o filósofo Gilbert Ryle. Dennett é desde abril de 2009 professor universitário e co-director do Centro de Estudos Cognitivos (com Ray Jackendoff) na Tufts University.

Dennett descreve-se como:
"...um autodidata - ou, mais corretamente, o beneficiário de centenas de horas de aulas informais em todas as áreas que me interessam, de alguns dos principais cientistas do mundo." (Dennett. Porto Alegre, 2010).

Ele está principalmente preocupado em proporcionar uma Filosofia da Mente que seja baseada em pesquisas empíricas. Em sua dissertação original, Conteúdo e consciência, ele quebrou o problema de explicar a mente através da necessidade de uma teoria do conteúdo e de uma teoria da consciência. A sua abordagem nesse projeto também permaneceu fiel a esta distinção. Assim como Conteúdo e consciência têm uma estrutura bipartida. Ele viria a recolher vários ensaios sobre o conteúdo em atitude intencional e sintetizar as suas opiniões sobre a consciência em uma teoria unificada em Consciousness explained.
Em Consciousness explained, Dennett tem interesse na capacidade de evolução para explicar algumas das características de produção de conteúdos de consciência já é aparente, e isso se tornou uma parte integrante do seu programa. Ele defende uma teoria conhecida por alguns como darwinismo neural. Ele também apresenta um argumento contra as qualia, ele argumenta que o conceito é tão confuso que não pode ser posto a qualquer uso ou entendido em qualquer forma não-contraditória e, portanto, não constitui uma válida refutação de Fisicalismo. Muito do trabalho de Dennett desde a década de 1990 tem se preocupado em dar as suas idéias anteriores, abordando os mesmos temas a partir de uma perspectiva evolucionária, o que distingue humanos a partir de cérebros de mentes animais (Tipos de Mentes), a forma livre e espontânea vontade é compatível com uma visão naturalista do mundo (Liberdade evolui).
Atualmente é um polemista do ateísmo contrário ao criacionismo e a incidênia religiosa sobre o conhecimento científico. Uma passagem que ilustra bem essa sua posição pode ser ilustrada com um eposódio de sua vida em outubro de 2006, Dennett. Nesse período ele foi hospitalizado devido a uma dissecção aórtica. Após nove horas de uma cirurgia, foi-lhe dada uma nova aorta. Em um ensaio postado no site Edge, Dennett se dá conta, pela primeira vez, dos seus problemas de saúde, e manifesta seu sentimento de gratidão para com os cientistas e médicos, cujo árduo trabalho tornou sua recuperação possível, e sua completa falta de "conversão no leito de morte". Após ter sido informado por amigos e parentes que haviam orado por ele, resistiu ao desejo de perguntar-lhes: "Vocês também sacrificaram uma cabra?". Em 2006 seu livro Breaking the Spell, Dennett tenta dar à crença religiosa o mesmo tratamento, explicando possíveis razões evolutivas para o fenômeno da adesão religiosa.
Para Dennett, quando o papa João Paulo 2º baixou há sua muito citada encíclica, na qual afirma que a evolução é um fato, frisando, entretanto: exceto com respeito à questão da alma humana ele pode ter deixado algumas pessoas satisfeitas, mas é algo simplesmente falso. Seria tão falso como afirmar: os nossos corpos são feitos de material biológico, exceto, é claro, o pâncreas. Mesmo o cérebro altamente complexo não é um tecido mais maravilhoso do que os pulmões ou o fígado. É apenas um tecido.
O argumento em favor do desenho inteligente, para Dennett sempre foi o melhor argumento em favor da existência de Deus. E quando Darwin surge, puxa o tapete sobre o qual esta ideia se sustenta. É preciso que se entenda que o papel de Deus foi diminuindo no decorrer dos anos. Primeiramente tínhamos Deus, como você disse, fazendo Adão e todas as criaturas com as próprias mãos, arrancando a costela de Adão e fazendo Eva a partir dessa costela. A seguir trocamos esse Deus pelo Deus que coloca a evolução em movimento. E depois dizemos que sequer precisamos deste Deus –o decretador da lei, já que se levarmos as ideias da cosmologia a sério, concluímos que existem outros locais, e outras leis, e que a vida surge onde pode surgir. Então, agora não temos mais o Deus criador descobridor de leis, nem o Deus decretador de leis, mas apenas o Deus mestre-de-cerimônias. E quando Deus é o mestre-de-cerimônias e, na verdade, não desempenha mais papel algum no universo, ele ficou diminuído, e não interfere mais de forma alguma. “Na melhor das hipóteses, as religiões funcionam como excelentes organizadores sociais”.
As pesquisas de Dennet se prendem principalmente à filosofia da mente (relacionada à ciência cognitiva) e da biologia. Dennett é ainda um dos mais proeminentes intelectuais ateus da actualidade. Um dos livros mais conhecidos de Dennett é: A Ideia Perigosa de Darwin.

Qual é a ideia perigosa de Darwin para Dennett?

Trata-se do que ele chamou da: ruptura com a noção criacionista do humano por um design inteligente – sobrenatural.

Darwin publicou sua teoria em 1859, na sua obra monumental On the Origin of Species e a completou doze anos mais tarde com The Descent of Man. Darwin baseou sua teoria em duas ideias fundamentais: variações casuais, que foi posteriormente denominada de mutação aleatória, e a seleção natural. No entanto, ainda segundo Dennett mais de 120 milhões de norte-americanos acreditam que Adão foi criado por Deus há dez mil anos, a partir do barro, e que Eva foi feita com a costela do seu companheiro. São os que acreditam na criacionismo e no design inteligente.
Darwin refuta completamente isso com a sua teoria da seleção natural. Ele demonstra que não é assim que as coisas aconteceram. Não só é possível que se obtenham desenhos a partir de coisas não desenhadas, como também pode haver a evolução de desenhistas a partir dessas categorias não desenhadas. No final temos escritores, poetas, artistas, engenheiros e outros projetistas de coisas, outros criadores – que são frutos bastante recentes da árvore da vida. E isso desafia a ideia popular de que a vida possui um sentido.

Vejam imagem de palestra que proferi em 11/11/2010 intitulada: Reinventando o Universo do Humano com a Ciência em Ação. Rio de Janeiro. Hotel Sofitel Rio - Av. Atlântica, em Copacabana no VII Seminário Internacional de Nanotecnologia Sociedade e meio Ambiente – organizado pela Fiocruz.
Segundo Dennet, a ideia de que devemos proteger as ciências sociais e a humanidade do pensamento evolucionário é uma receita para o desastre”. Daniel Dannett é mesmo um entusiasta de Darwin, ele disse que “daria a Darwin a medalha de ouro pela melhor ideia que alguém já teve, pois ela unifica o mundo dos significados, dos objetivos, das metas e da liberdade com o mundo da ciência, com o mundo das ciências físicas”. Quando se fala sobre a grande lacuna entre a ciência social e a ciência natural Dennett diz: “Darwin, ao contrário, mostrou um desenho e sentido podem surgir da falta de sentido algum, a partir da simples matéria bruta”.
Assim, para Dennett, a teoria de Darwin sugere que a vida no planeta Terra foi produzida por um processo algorítmico absolutamente cego, enquanto pensadores da época de Darwin defendiam que só Deus poderia criar todas as coisas concebidas. Através da seleção natural, a concepção e a própria mente de Deus seriam criadas a partir de coisas mais simples. Através da biologia, Darwin teria encontrado uma solução para um problema de filosofia antiga: as origens da concepção.
Segundo Dennett então é por meio da evolução conduz que encontramos o cerne da descoberta mais perturbadora da ciência nas últimas centenas de anos. A ideia de que não é necessário algo de grandioso, especial e inteligente para a criação de uma coisa menor. Dennett chama de teoria da ordem descendente da criação. Ninguém jamais verá uma lança fazendo um fabricador de lanças. Tampouco verá uma ferradura criando um ferreiro. Nem um vaso de cerâmica gerando um ceramista. As coisas ocorrem sempre na ordem inversa, e isto é tão óbvio que simplesmente parece ser uma lei universal. Ele nos diz:

“Para mim é engraçado ver a quantidade de antidarwinistas “automáticos” existente nas humanidades, na filosofia. Foi o reconhecimento disso que me levou a escrever A Perigosa Ideia de Darwin. Com humor quero mostrar a eles o quão reacionários estão sendo.

Dennett vê a evolução por seleção natural como um processo algorítmica. Esta ideia está em conflito com a filosofia do paleontólogo evolucionista Stephen Jay Gould, que preferiu salientar o "pluralismo" de evolução (ou seja, a sua dependência de muitos fatores cruciais, dos quais a seleção natural é apenas uma).
Dennett, do ponto de vista da evolução é visto como sendo fortemente adaptacionista, em consonância com a sua teoria da atitude intencional, e os pontos de vista do biólogo evolucionista Richard Dawkins. Em Darwin's Dangerous Idea, Dennett mostrou-se ainda mais disposto a defender o adaptacionismo de Dawkins, dedicando um capítulo inteiro a uma crítica das idéias de Gould.

As teorias de Dennet tiveram uma influência significativa sobre o trabalho do psicólogo evolucionista Geoffrey Miller. Ele também escreveu sobre e defendeu a noção de memética como uma ferramenta útil filosoficamente, mais recentemente, em seu Cérebros, computadores e Mentes.

Para Dennett, os estados interiores de consciência não existem. Em outras palavras, aquilo que ele chama de "teatro cartesiano", isto é, um local no cérebro onde se processaria a consciência, não existe, pois admitir isto seria concordar com uma noção de intencionalidade intrínseca. Para ele a consciência não se dá em uma área especifica do cérebro, como já dito, mas em uma sequência de inputs e outputs que formam uma cadeia por onde a informação se move.
O problema básico de todo animal é identificar aquilo de que necessitam, evitar tudo o que possa feri-los, e agir dessa forma mais rapidamente do que os elementos antagônicos. Para Dennett, Darwin compreendeu esta lei, e entendeu que este desenvolvimento vinha ocorrendo havia centenas de milhões de anos, produzindo ainda mais mentes androides.
Os humanos descobriram a linguagem – uma aceleração explosiva dos poderes das mentes. Porque a partir disso foi possível aprender não apenas a partir da própria experiência do indivíduo, mas também de forma indireta, com base na experiência de outros. Aprender com pessoas que o indivíduo jamais conheceu. Com ancestrais mortos há muito tempo. E a própria cultura humana se transformou em uma força evolucionária profunda. É isto o que nos confere um horizonte epistemológico que é muitíssimo mais vasto do que o de qualquer outra espécie. Somos a única espécie cujos indivíduos sabem quem são que sabem que evoluíram. As nossas músicas, nossa arte, nossos livros e nossas crenças religiosas são, todos eles, em última instância, um produto dos algoritmos evolucionários. Alguns acham esse fato fascinante. Outros o acham deprimente.
Para Dennett,

“... a melhor evidência que temos da veracidade da teoria de Darwin é aquela que surge a cada dia da bioinformática, do entendimento do código do DNA. Os críticos do darwinismo simplesmente não querem encarar o fato de que moléculas, enzimas e proteínas conduziram ao pensamento. Sim, nós possuímos uma alma, mas ela é composta de vários robôs minúsculos que lutam entre si (neurônios)”.

Comentário => GILSON LIMA

Este fantástico cordão que encerra o código genético que descobrimos é constituído por uma gigantesca biomolécula, conhecida como ácido desoxirribonucleico — o DNA. Se desenrolássemos os fios e os ligássemos em série, eles formariam um frágil cordão, com cerca de 1 metro e meio de comprimento, e apenas 20 trilionésimos de largura!
Segundo estimativas recentes o corpo humano contém cerca de 100 trilhões de células. Na maioria das células existe um núcleo, onde se encontra algo essencial: o genoma humano, uma estrutura contendo o projeto de construção e funcionamento do corpo. O genoma é encontrado no núcleo das células sob a forma de 46 filamentos enrolados em pacotes chamados cromossomos, que incluem também moléculas de proteínas associadas. É como se fosse uma escada flexível formada por duas cordas torcidas, ligadas por degraus muito es-treitos. Cada “corda” é um arranjo linear de unida¬des semelhantes que se repetem, chamadas nucleotídeos, e se compõem de açúcar, fosfato e uma base nitrogenada.
O corpo humano conta também com 20 aminoácidos diferentes, que se unem em diferentes seqüências, para constituir as diferentes proteínas necessárias à sua estrutura e funcionamento. O organismo humano pode sintetizar pelo menos 80 mil diferentes proteínas.

COMENTANDO:
Dennett, como de resto todos os cientistas cognitivistas, dão uma imensa importância ao processo da computabilidade informacional. Não chega, como alguns, a reduzir a vida a noção de informação ou infogene, como alguns deles. SERÁ MESMO QUE A VIDA SE RESTRINGE À INFORMAÇÃO? OU MAIS PRECISAMENTE A INFORMAÇÃO GENÉTICA? Um dos problemas das ciências cognitivas, diferenciadamente da maioria das abordagens dos neurocientistas é que a mente e a vida não é apenas computacional. A informática deu as bases para a consolidação das ciências cognitivas, que tem sua importância, mas também seus limites na compreensão sobre os processos vitais.
Claro que Algumas pessoas que começaram a estudar a inteligência artificial não estavam interessadas em consciência, mas apenas em produzir alguns sistemas cognitivos extremamente competentes. Essa abordagem foi um sucesso. Hoje, podemos realizar com sucesso reconhecimento de voz, no planejamento de reservas de voo, controle de diversos elementos e dispositivos dos nossos automóveis e em nosso cotidiano. Em certo sentido, tudo isso é de algum modo inteligência artificial. Quando as pessoas pensavam em robôs 20 anos ou 30 anos atrás, imaginavam humanoides que seriam mordomos, arrumadeiras ou cozinheiros. Esses robôs não existem, mas existem micro robôs não visíveis fazendo muitos serviços dentro de todo um minúsculo espectro eletromagnético. Então, esse primeiro sonho se realizou, de fato. O outro sonho da robótica humanoide de realmente construir um robô consciente, sempre foi loucamente ambicioso, e uma das coisas que aprendemos foi exatamente a dimensão dessa dificuldade. A robótica humanoide continua, mas acho que nunca criaremos um robô humanoide consciente.
Com o Homo habilis, o “faz-tudo” que começou a fabricar instrumentos de pedra cerca de dois milhões de anos atrás também começou erguer-se uma sensação deles serem mais perfeitos do que os seus artefatos. Assim, a ideia de um criador que é mais perfeito do que as coisas que cria é, acredito eu, uma ideia profundamente intuitiva. É exatamente a esta ideia que os defensores do design inteligente se referem quando perguntam: “Você alguma vez já viu uma construção sem construtores, ou uma pintura sem um pintor?”. Esse raciocínio é algo que captura esta ideia profundamente intuitiva de que jamais se obtém um desenho gratuitamente.
No entanto, sabemos quando a fina película da vida passou a habitar o entorno da Terra, mas a emergência de vida tecnologicamente inteligente no planeta ainda é um grande mistério.
Em 1859, Charles Darwin publicou uma perigosa ideia numa célebre obra A origem das Espécies que, depois de resistências acadêmicas, acabou se constituindo num paradigma da biologia moderna. Reconhecemos com Georges Comte de Buffon que todos somos parte da grande trama comum da vida existente neste planeta, mas ainda estamos à procura do salto singular do homem-macaco.
Enfim, o desdobramento evolutivo da vida ao longo de bilhões de anos constitui uma história empolgante acionada pela criatividade inerente a todos os sistemas vivos. Expressa troca entre recursos e natureza no tempo e ao longo de caminhos distintos de mutações, intercâmbios de genes e simbioses aguçadas pela seleção muito mais natural do que fisicalista.
Mesmo não concordando automaticamente dom Dennett sobre todas as implicações perturbadoras exportas demonstradas da “Origem das Espécies”, mas entendendo e compartilhando com ele da sua importância perturbadora, eu colocaria ainda mais duas questões embaraçosas na perigosa ideia de Darwin além da eliminação do design inteligente:

2. A quebra iluminista da noção central de Homo universalis estatuto dos mesmos direitos. Não somos eternamente humanos – estamos humanos.

3. O tempo, agora faz parte da natureza e da bionatureza. A própria natureza e não somente a cultura tem tempo, história. Distinções artificiais entre matéria e vida perdem sentido.

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VEJAMOS:

Do estatuto iluminista do Homo universalis. Aqui a segunda idéia perigosa de Darwin se insere na quebra da centralidade do Homo universalis do iluminismo. Dennett, também tem explorado essa perturbadora questão, mas de modo mais secundário concentrando suas reflexões sobre o problema da polêmica noção da singularidade da nossa espécie humana. Porém, a singularidade humana depois de Darwin é uma mera compreensão entre o significado das trocas entre a natureza e recursos (o que é típico da constituição de qualquer tipo de espécie biológica) no tempo (história). Segundo Dennett a ideia de Nietzsche de que Deus está morto é também uma conclusão possível a partir do darwinismo. É uma conseqüência muito nítida. Não somos humanos, estamos humanos. Não fomos humanos ontem e, certamente, não seremos humanos no futuro.
Aqui temos também a questão da singularidade do humano.
Alinhando a seqüência do DNA humano com a que pertence a dos Chimpanzés, nosso parente mais próximo vivo surge uma situação interessante: 99% de nossas cópias de DNA são idênticas às deles.

Cientistas da University of California em São Francisco produziram um programa de computador capaz de buscar as seqüências de DNA que mais mudaram desde que humanos e chimpanzés divergiram a partir de seu ancestral comum. FONTE: Scientific American, maio 2009. POLLARD, Katherine.
Encontraram 118 letras de código conhecido como região da aceleração humana (Har1). Verificou-se que o genoma dessa região mudou muito pouco na evolução dos vertebrados, com as seqüências entre chimpanzés e galinhas diferindo em apenas 2 letras. A Har1 em humanos e chimpanzés, entretanto, difere em 18 letras, indicando que a Har 1 conquistou uma importante em humanos. (Fonte: Ibdi. Scientific American, maio 2009).
Das três bilhões de letras formadoras do genoma humano 99% são idênticas entre os humanos e os chimpanzés. As sequências do DNA, que, mais mudaram, entre as partes do genoma, diferindo um chipanzé de um humano constituem uma região biológica denominada de aceleração humana (Har1- na sigla inglesa) e essa região contêm apenas 118 letras. Trata-se de uma região que mudou muito pouco entre todos os vertebrados. Por exemplo, entre os chimpanzés e as galinhas a diferença é apenas de duas letras. Entre os humanos e os chimpanzés são meras 18 letras, um pouco mais de 15%.
Apesar dos dados de diferenciação humana parecerem poucos eles são imensos quando vistos pela ótica celular e realmente muito, muito, imensos pelas possibilidades interativas no âmbito molecular. Um por cento que nos diferencia dos chimpanzés é realmente muita diferença diante das potencialidades de interações bioquímicas de 300 bilhões de células em cada humano a todo instante acontecendo como recursos em ação no mundo e no tempo. Basta ver as imensas diferenças externas dos peludos chimpanzés, o tamanho de seu lóbulo frontal e as consequências capacidades humanas de produzir, assim, pelas suas singularidades, uma civilização tecnologicamente inteligente.


Nossa hipótese (GILSON LIMA): Caminhamos aceleradamente com a manipulação molecular para a saída da era neolítica onde logramos a tarefa de dominar nosso ambiente, para uma nova era simbiótica, quando nossas próximas tarefas serão o domínio de nosso próprio corpo e dos organismos vivos em geral. Estamos realizando o início da PASSAGEM da era do bionte onde deixamos o lugar de transformar o mundo e nos dirigimos os esforços do nosso conhecimento da natureza para mudar agora o nosso próprio ser. A forma homem deixa de ser o monopólio da vida do homem. Do esgotamento do humanismo, do humano como referência universal. Conforme já publiquei em 2005.

A terra girou para nos aproximar. Não gira como nos indicou a “revolução copernicana”, que nos revelou estranhamente, que nosso planeta gira, mas que o homem não. Muitos e muitos cientistas do mundo ocidental centraram-se nessa crença, na qual renascia um potente, ainda que imóvel, e poderoso homem decifrador moderno. (Gilson Lima, Nômades de Pedra, 2005).

Copernicana: Relativo a Nicolau Copérnico, astrônomo polonês Nicolau Copérnico que publicou sua obra maior "Das revoluções dos corpos celestes". Nessa obra, diferentemente da tese adotada pela Igreja Católica durante toda a Idade Média, de que a Terra era o centro do Universo e era fixa, Copérnico, defendeu a teoria de que a Terra se move em torno do Sol e não o contrário. Essa teoria foi mais tarde desenvolvida por Galileu e seu contemporâneo Johannes Kepler culminando na síntese final com a Teoria da Gravitação Universal, formulada pelo físico e matemático inglês Isaac Newton.

Quanto à terceira ideia perigosa de Darwin. A ideia que o tempo, agora faz parte da natureza e da bionatureza. A própria natureza e não somente a cultura tem tempo, história e que distinções artificiais entre matéria e vida perdem sentido.
Nessa nova era, nós estaremos transferindo para as criaturas vivas e para as máquinas ou para matérias inorgânicas parte das suas propriedades singulares é o que chamamos de borramento da fronteira do universo úmido, orgânico, molhado com o universo seco. Da emergência dos borgues híbridos em detrimento dos biontes naturais. Esse processo se acelera desde a metade do século XX. Por exemplo, o marca-passo tem sido utilizado com sucesso na medicina desde 1958. Hoje, a taxa anual é da ordem de 400.000 implantes (Kempf, 1998). Outros dispositivos estão sendo também implantados no corpo humano, ao largo dos últimos anos. Por exemplo, elétrodos para fazer conexão elétrica à espinha dorsal, de modo a estimular órgãos paralisados (utilizado em Larry Flynt, o famoso editor da revista pornográfica Hustler, para recuperar sua virilidade, após uma tentativa de assassinato que o deixou paraplégico) e o incrível implante de olhos artificiais (na verdade, câmeras CCD ligadas a processadores de imagens) para os cegos, projeto desenvolvido pelos oftalmologistas norte-americanos John Wyatt e Joseph Rizzo.
A vida tecnologicamente inteligente está constituindo uma potente beta natureza (seca, inorgânica) e gerando um novo recurso simbiótico com a alfa natureza (úmida e orgânica). São exatamente os recursos da ciência e da tecnologia modelados por uma sociedade do conhecimento que estão nos impelindo para entrar numa nova era da evolução. Estamos iniciando a embarcação de uma nova era simbiótica.
Nossa indicação final é que não vivemos apenas uma nova convergência neurodigital, ou uma nova emergência do pós-humano, ou pós-evolutiva, ao contrário, estamos deixando para trás o humano demasiadamente humano e emergindo novos seres simbióticos modelados por uma aceleração envolta de uma evolução simbiótica, uma evolução geradora de seres bióticos mais duradouros, mais recursivos, ou seja, com novos e potentes recursos e sentidos parabióticos. Esse processo se integra no esforço de sistematização do que denominamos de Teoria Biossocial da Simbiogênese.
Donna Haraway É professora da História da Consciência na Universidade dá Califórnia, em Santa Cruz. A ficção científica contemporânea está cheia de cyborgs -criaturas que são simultaneamente animal e máquina, que vivem em mundos ambiguamente naturais e artificiais. A medicina moderna está deste modo cheia de cyborgs, de acoplamentos entre organismo e máquina.
Ver também: Ver também Um Manifesto cyborgue de Donna Haraway. http://caosmosis.acracia.net/?p=508 “Prefiro ser uma Ciborg a ser uma Deusa” O cyborg é uma criatura em um mundo pós-genérico. Não tem relações com a bisexualidade, nem com a simbiose preedípica (edípica é Relativo a Édipo, herói tebano de uma lenda da Grécia antiga), nem com o trabalho não alienado ou outras seduções próprias da totalidade orgânica, mediante uma apropriação final de todos os poderes das partes em favor de uma unidade maior.
Donna J. Haraway (1991). University of California, Santa Cruz.

O chip de silicone é uma superfície para escrever, está desenhado a uma escala molecular só perturbada pelo ruído atômico, a interferência final das partituras nucleares. A escritura, o poder e a tecnologia são velhos companheiros de viagem nas histórias ocidentais da origem da civilização, mas a miniaturización trocou nossa experiência do mecanismo. A miniaturización se converteu em um pouco relacionado com o poder: o pequeno é mais perigoso que maravilhoso, como acontece com os mísseis. Comparemos os aparelhos de televisão dos anos 50 ou as câmaras fotográficas dos 70 com as telas televisivas que se atam à boneca à maneira de um relógio ou com as manejáveis videocâmaras atuais. Nossas melhores máquinas são feitas de raios de sol, são ligeiras podas, porque não são mais que sinais, ondas eletromagnéticas, uma seção de um espectro, são eminentemente portáteis, móveis - algo que produz uma imensa dor humana em Detroit ou em Singapura.
A gente, é de material opaco, distante de ser tão fluida. Os cyborgs são éter, quinta essência.
Clínica-hospital: Relações intensificadas entre máquina e corpo; renegociaciones das metáforas que canalizam a experiência pessoal do corpo, sobre tudo em relação com a reprodução, as funções do sistema imunitário e os fenômenos de ‘estresse’; intensificações das políticas reprodutivas em resposta às implicações femininas históricas do mundo do controle potencial e sem realizar com relação à reprodução; aparição de enfermidades novas e historicamente específicas; lutas a propósito dos significados e dos meios sanitários em ambientes saturados de produtos e processos de alta tecnologia.
De qualquer modo, depois de Darwin, estranhamente para muitos cientistas reducionistas, a natureza em si tem história, não apenas a cultura humanista tem história, mas a natureza tem temporalidade. Não somos humanos, estamos humanos, somos provisoriamente humanos. Toda espécie é derivação do tempo em troca de recursos com a natureza.
Tentativas de mensurações reducionistas de uma matemática universal, dada como acesso ao universo de uma ordem dada e objetiva (sem valoração subjetiva, sem intencionalidade,...) diante de uma realidade geométrica dotada de uma ordem dada a ser medida se esfumam diante uma natureza. O universo e o mundo natural não é dado mais como organizado capaz de ser capturado por representações mecanicistas e construções reducionistas da realidade em porções cada vez menores ou maiores divididas em incontáveis parcelamentos e funções para reduzir a matéria a poucos atributos não ajudam a entender a complexidade do real.
Estamos nos dirigindo para a emergência de uma nova espécie simbiótica altamente duradoura com partículas minúsculas dedicadas totalmente aos bilhões de esforços jeitosos e cooperativos necessários para nos manter intactos e que nos farão experimentar um estranhamento sobre o que conhecemos como existência ou sobre o que é o real movido pela nossa atual singularidade humano.
Pensamos que diferentemente dos nanoandróides artificias reabilitadores do corpo humano proposto pela ficção científica, o que estamos visualizando em médio prazo é a intervenção sobre a automontagem dos construtores moleculares que já fazem parte de nossa realidade biológica (Self-assembly), ou seja, uma nanobiotecnologia supramolecular. Assim, o fator acelerador da evolução simbiogênica se dará muito mais pela manipulação direta de novas montagens e automontagens nanoestruturadas e de novas e poderosas ferramentas de marcadores quânticos envolvendo ações supramoleculares em parceria com a própria alfa natureza corporal (natureza úmida e orgânica).
Se informação não é conhecimento e se conhecimento não é sinônimo de sabedoria, não é preciso lembrar que essas conquistas geram riscos, desafios éticos e sociais imensos que julgamos não estarmos, ainda, a altura de enfrentá-los.

POTENCIALIDADES E RISCOS

1. Imagina-se espécies sendo programadas para uma maior duração, tendo acesso a programas moleculares que envolve custos de complexidade e duração.

2. Imagine poder comprar programas moleculares visando interferir no sistema orgânico a fim de manter os níveis adultos de descarte do colesterol mesmo depois dos 50 anos.

3. Imagine HOMENS comprarem programas moleculares para continuarem a produzir 7 miligramas diários de testosterona e MULHERES para continuarem a produzir estrógeno com a mesma intensidade aos 50 anos que um ou uma adolescente.

4. Imagine comprar na farmácia inibidores de radicais livres ou superprogramas de defesa de infeções,...

5. Agora imagine que nem todos terão acesso a isso e a humanidade cada vez mais se bifurcará e os humanos naturais serão como chimpanzés, primos dos novos e duradouros simbióticos.

Ao combinação entre os universos nano-micro-molar envolvem complexos sistemas de referências ou diagramas de vida, borramento de fronteiras e de espaço-tempo, cujos próprios referenciais não estão sujeitos ao acesso por disciplinas especialistas diante da complexidade das forças no mundo em ação na natureza física, bioquímica e social para serem devidamente entendidos. Que deixem brotar a teoria e a aplicação do saber inter e transdisciplinar.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ENTREVISTA COM GILSON LIMA

Entrevista sobre minhas pesquisas mais recentes. Sobre inclusão e exclusão. Ciência e pesquisa sobre o melhoramento humano. Células Tronco. Educação e inclusão. Problemas com tecnologia assistiva e simbiogênese.

A Entrevista foi concedida em 31/08/10 no PROGRAMA CIÊNCIA DA REDE DA RÁDIO IPA.
É um programa de jornalismo cientifico visando divulgar dentro da rádio do Centro Universitário Metodista IPA, os trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes e discentes nas diferentes áreas da ciência.



Gilson Lima

segunda-feira, 19 de julho de 2010

PENSAR CANSA: vamos diversificar a aprendizagem escolar? Por Gilson Lima

Gilson Lima
Doutor em Sociologia das Ciências. Pesquisador CNPQ. Pesquisador Ortobras. Professor da UNISC. Sua ênfase atual de pesquisas envolve a interface cérebro-mente e máquina.  Pesquisador do Research Committee Logic & Methodology e do Research Committee Clinical Sociology of the International Sociological Association (ISA). Pesquisador do LaDCIS - Laboratório de Difusão de Ciência, Tecnologia e Inovação Social. Colaborador do Núcleo de Violência e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Coordenador do Diretório de Pesquisa do CNPQ: Ciência Tecnologia e Inclusão – NITAS.

TO THINK TIRES: will we diversify the school learning? By Gilson Lima

PhD in Sociology of Sciences. Professor and Researcher at the Graduate Center of the University Methodist IPA. (Brazil). His current emphasis of researches involves the interface brain-mind and machine. Researcher at the Research Committee Logic & Methodology and at the Research Committee of the Clinical Sociology Association International Sociological (ISA). Researcher at the LADC – Laboratory of the Diffusion of Science, Technology and Social Innovation. Contributor of the Center for Violence and Citizenship of the Post-Graduate Program in Sociology at the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS. Coordinator of the Research Directory of CNPQ: Science Technology and Inclusion - NITAS.

Pensar cansa. As células glias liberam uma substância nos locais onde ocorrendo uma alta atividade sináptica chamada de adenosina. É uma resposta da glia aos neurotransmissores. Quanto mais intensa a atividade sináptica mais adenosina será liberada pela glia. A adenosina acumula ao redor das células neuronais e age sobre os neurônios impedindo que eles fiquem excessivamente ativos – o que coloca um “teto” na sua capacidade de processar informação. Praticar muitas horas seguidas de atividades intelectuais não permite manter o mesmo desempenho. A boa notícia é que a fadiga é específica e limitada aos circuitos que trabalharam demais. Se você mudar de atividade, por exemplo, atividades físicas ou tocar um piano ou realizar atividades experimentais num laboratório a seguir de uma aula teórica, seus dedos e corpos estarão aptos a realizar as tarefas sem maiores problemas de desempenho.

Platão (427-430 d. C.) já sabia disso ele defendia que música e exercícios são vitais para a inteligência humana e assim que acontecia a aprendizagem na antiga Academia Grega. Um lugar para experimentar a si mesmo, inclusive, o próprio corpo em pleno exercício de autoaprendizagem.

Os ambientes de aprendizagem precisam ser devidamente planejados para possibilitar estímulos estéticos capazes de minimizar as ameaças e estimular a sensibilidade e o aconchego, permitindo organizar novos desafios e conquistas do conhecimento aos alunos. Se possível, em grupos reduzidos, onde se verifica o aumento da participação, a expansão da personalização e da individuação e da ação coletiva, bem como, e conseqüentemente, do rendimento de todos.



  • Figura 01.  Modalidade de aprendizagem escolar: AULA TEÓRICA. Conexão de sentidos, Mobilização do corpo (sinestese reduzida) e Estados de mentitude que envolvem: oralidade, escrita, atenção focal - olho). Na educação formal da sociedade industrial, as salas de aulas são montadas como se fossem um casulo, do tipo de uma armadura medieval, visando a limitar e a moldar o corpo e a mente a fim de tornar-se uma modesta máquina cognitiva, para o mundo do trabalho.
Na complexidade, precisamos do processo de individuações, em favor de ações coletivas e não da simples individualização. Os processos de associações de células cerebrais individuais são envolto em redes neuronais complexas da mente e são bem diferentes das estruturas modernas das macroindividualizações funcionais mecanicista, onde para agirmos coletivamente precisaríamos anular-nos enquanto agentes individuais e suprimir nosso agenciamento individual a favor de estruturas, normatizações e instituições que permitiriam, assim, pela anulação do individuo, a plena realização do agenciamento das ações coletivas. Na complexidade organizacional, assim como nos processos celulares celebrais, quanto mais individuamos, isto é, individuar e não individualizar - para diferenciarmos - mais agimos coletivamente e vice-versa. Somos como são os solistas de Jazz, quanto mais dominamos nosso instrumento, mais solamos e, quanto mais solamos de modo complexo, mais qualificamos a orquestração coletiva.
Também como educadores, devemos preparar as instruções informacionais, mas antes, precisamos preparar-nos também para um ambiente favorável a suprimir as ameaças que interfiram negativamente no grupo de aprendentes. É necessário que estabeleçamos um clima que favoreça ao máximo os estados de mentitude microcerebrais, que chamamos de alerta relaxado. Não avisarmos que vai haver uma prova, por exemplo. Não temos que fazer uma lista de verdades objetivas, que sejam certas ou erradas. Os resultados das atividades devem estar sempre em aberto e tudo o que delas resultar tem valor. Porém, uma conquista do conhecimento é, antes de tudo, uma conquista de desafios. Assim, remover a ameaça não é o suficiente; temos que lançar os desafios.










Figura 2. Modalidade de aprendizagem escolar - DEMONSTRATIVA. Conexão de sentidos, Mobilização do corpo (sinestese ampliada ao toque e mais movimentação corpórea) e Estados de mentitude que envolvem: oralidade, escrita, atenção focal (olho), tato, sentidos diversos,... Nesta modalidade a experiência de aprendizagens dos estudantes é de participação, por meio de um conhecimento que está sendo demonstrado, ou seja, conhecimentos adquiridos são demonstrados. Podem, também envolvem recursos visuais e de áudio visuais como ilustração do conhecimento almejado.

Outra coisa a entendermos na aprendizagem é a importância do intervalo. Da dobra. O fazer nada após aprender algo também é muito bom. Quando paramos por 15 minutos, conseguimos organizar as idéias. Vimos com imagens do cérebro que as estruturas cerebrais envolvidas com a memória se ativam nesses minutos sem fazer nada. Você consegue estocar, quando não faz nada depois. Isso tem conseqüências na hora de elaborar currículos escolares. Precisamos ter tempo para fazer nada, para jogar futebol.

As crianças têm de ter esse tempo. As mães - coitadas - se transformam em taxistas e passam o dia largando e buscando as crianças em aulas de tênis. violino, inglês, informática. Bo entanto, as crianças precisam ficar sozinhas, brincar. Precisam de tempo livre. Se você força as coisas muito cedo, o aprendizado para ela não será prazeroso e ela pode desistir de aprender.

Então fazer nada após aprender algo é bom. Quando paramos por 15 minutos, conseguimos organizar as idéias. Em geral, para as crianças, já sabemos que 15 minutos de aula são mais produtivos do que uma hora. As crianças têm de ter esse tempo. Se você força as coisas muito cedo, o aprendizado para ela não será prazeroso, e ela pode desistir de aprender.

Hoje enfatizamos o discurso na sala de aula, mas a ênfase devia ser na experimentação envolvida por condições emocionais positivas deveria ser também fundamental. Essa é a forma com a qual as crianças aprendem melhor -aprendendo numa pedagogia da experiência. Da experimentação do próprio aprendizado. Nós, adultos, também.

Modalidade de aulas demonstrativas















Figura 3. Modalidade de aprendizazem escolar. EXPERIMENTAL. Conexão de sentidos, Mobilização do corpo (sinestese ampliada ao toque e mais movimentação corpórea) e Estados de mentitude que envolvem: oralidade, escrita, atenção focal (olho), tato, sentidos diversos,...
Nesta modalidade, a experiência de aprendizagens dos estudantes é direcionada a meios e recursos capazes de demonstrar um ou mais determinados conhecimentos. Podem envolver, também, recursos visuais e audiovisuais como ilustração do conhecimento em demonstração.

Como educadores temos o desafio de descobrir sempre a forma com que o aprendente no aprendizado se desperta para uma atenção curiosa. Nesse prisma a motivação é a chave mestra.
Concordamos com os neurocientistas quando eles afirmam que processos individuais e coletivos de aprendizagem envolvem também as relações e as associações entre uma ou mais moléculas e que os mecanismos cerebrais da memória e da aprendizagem estão também associados a microprocessos neurais responsáveis pela atenção, percepção, motivação, pensamento e outros processos neuropsicológicos, de forma que, perturbações em qualquer um deles, tendem a afetar, indiretamente, a aprendizagem e a memória.

A simbiose da aprendizagem é muito complexa, vai desde o nível quântico molecular ao macrofísico corpóreo e comportamental, em nível individual e coletivo.
Não somos educados para a alegria do viver e, sim, para vestirmos hábitos operados por rituais repetitivos que os tornam cada vez mais naturais e reais. Precisamos de uma pedagogia do acontecimento. Que compreenda a aprendizagem como uma autaexperimentação. Uma pedagogia que estamos denominando como a pedagogia do acontecimento diferente da pedagogia meramente cognitivista onde o próprio aprender se volta, agora, para a experimentação da própria expansão bionatural do próprio ato de aprender, do próprio conhecer e da própria expansão do conhecimento, do autoacontecimento da própria aprendizagem.
Pensamos que um diálogo de modo muito ampliado com as ciências da mente pode nos ajudar a compreender melhor o labirinto cognitivista, cada vez mais computacional (reducionista) em que nos encontramos na educação e na soeciedade, ao mesmo tempo, permitir renascer uma educação através da redescoberta da mente nos processos do aprendizado complexo, frente à conquista, também, do conhecimento complexo e, mais especificamente, do conhecimento do conhecimento.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

FRAGMENTOS: Filosofia, Vida e ciência.

Gilson Lima*

Seria muito conveniente se houvesse uma definição consensual de vida, mas não há.

Por exemplo:



1. Podemos definir vida como: organizações complexas, capazes de se auto-reproduzirem fielmente. Mas a palavra “fielmente” pode ter vários significados. Uma espécie que se reproduza com excessiva fidelidade (ou seja, com pouca variabilidade darwiniana) não conseguirá sobreviver nem mesmo a uma pequena mudança no ambiente.

2. Podemos entender os seres vivos como entidades complexas, auto-suficientes, capazes de se sustentar apenas com substâncias recolhidas do ambiente.



* Ver nesse sentido: MATURANA, Humberto Romesín; VARELA, Francisco J. Garcia. De máquinas e seres vivos. Autopoiese: a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. Ver também dos mesmos autores: A árvore do conhecimento. Campinas: Editorial Psy, 1995.


Porém, logo perceberemos que os vírus serão excluídos dessas categorizações de seres vivos, pois eles, na sua totalidade, não são capazes de reproduzirem-se sem a ajuda de células intactas. Os biólogos possuem uma grande lista de microorganismos chamados de microbactérias, que não encontramos no tecido planetário, e que são parasitas dos mamíferos — e tão incapazes quanto os vírus, de sobreviverem sozinhos (as microbactérias são responsáveis por várias infecções humanas).

Todos os organismos que hoje habitam a Terra dependem, em maior ou menor grau, muito mais da cooperação do que do conflito de outros organismos. Os animais precisam dos vegetais, as árvores precisam das bactérias para fixar o nitrogênio do ar, e, a maioria das plantas, precisa dos insetos para polinizar as flore1s. É por isso que o complexo de seres vivos, a biosfera, é às vezes chamado de “teia da vida”. Dos organismos modernos, talvez, apenas algumas bactérias e algas marinhas unicelulares atendam aos critérios de fidelidade de reprodução e auto-suficiência.

Será mesmo que a vida se restringe à informação? Ou mais precisamente a informação genética?


Será que a vida é um livro escrito por 3 ou 4 letras de base nitrogenadas? De acordo com as ciências da vida, todos os seres vivos modernos funcionam com os mesmos princípios sendo que as provas encontram-se na biologia molecular, desde 1953.

Por exemplo: o código genético especifica de que forma a seqüência de nucleotídeos em uma molécula de DNA determina a seqüência de aminoácidos nas proteínas fabricadas pelas células. Com raras exceções, o código é o mesmo para todos os organismos.

A estrutura espacial do DNA, descoberta em 1953 por James Watson e Francis Crick, através de estudos de difração de raios-X, tem a forma de uma dupla hélice, a famosa "escada helicoidal".

Para conhecer mais sobre o ambiente na Escola de Biologia de Cambridge que deu origem a decifração da estrutura do DNA, veja: Gilda Morelli e Gabriella Natoli. IN: DE MASI, Domenico (org.). A Emoção e a Regra: grupos criativos na Europa de 1850 a 1950. Rio de Janeiro: José Olympio. 1997. p. 337- 358.


Os biólogos indicam existir quatro bases nitrogenadas no DNA, as quais se unem aos pares para formar os "degraus" da escada: adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C).

O corpo humano conta também com 20 aminoácidos diferentes, que se unem em diferentes seqüências, para constituir as diferentes proteínas necessárias à sua estrutura e funcionamento. O organismo humano pode sintetizar pelo menos 80 mil diferentes proteínas.

A instrução para que as células fabriquem uma proteína específica é dada por um segmento da cadeia de DNA contendo uma seqüência específica de bases. Isso é o que constitui o gene: um segmento de DNA que contém a mensagem completa para a síntese de uma proteína. Na linguagem química do código genético, um gene funciona como uma "sentença", cujas letras seriam as quatro bases A, C, G e T. Cada conjunto de 3 bases (codons), na seqüência ao longo da "corda" do DNA, seriam as "palavras", as quais sinalizam às células um determinado aminoácido a ser usado na síntese da proteína. Por exemplo, a seqüência de bases ATG codifica o aminoácido metionina. Um fragmento do DNA com a seqüência GAGATGGCA codifica uma seqüência de três aminoácidos, que são, respectivamente, ácido glutâmico, metionina e alanina.

Se desenrolássemos estes fios e os ligássemos em série, eles formariam um frágil cordão, com cerca de 1 metro e meio de comprimento, e apenas 20 trilionésimos de largura! Este fantástico cordão que encerra o código genético é, na verdade, constituído por uma gigantesca biomolécula, conhecida como ácido desoxirribonucléico — o DNA.

Os biólogos defendem que as cadeias de nucleotídeos formam os genes, são porções do DNA que controlam a síntese das proteínas e determinam as características dos organismos. Os genes também transportam as características hereditárias de uma geração para outra. Podemos considerar as biomoléculas, como sendo: 20 aminoácidos, mais as cinco bases, mais duas de açúcar (ribose e glucose), a do ácido graxo (ácido palmítico), a do álcool (glicerol) e a do aminoálcool (colina), constituindo, assim, em 30 biomoléculas no geral. Praticamente em todos os seres vivos a interação entre os ácidos nucléicos e as proteínas é governada por um código genético comum que relaciona, de forma única, cada um dos 20 aminoácidos dos seres vivos com uma seqüência específica de três nucleotídeos.

MATSUURA, Oscar T. in: O que é vida? ? In: Para entender a biologia do século XXI – organizadores - Charbel Nino El-Hani & Antônio Augusto Passos Videira. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000. p. 276.

Segundo estimativas recentes o corpo humano contém cerca de 100 trilhões de células. Na maioria das células existe um núcleo, onde se encontra algo essencial: o genoma humano, uma estrutura contendo o projeto de construção e funcionamento do corpo. O genoma é encontrado no núcleo das células sob a forma de 46 filamentos enrolados em pacotes chamados cromossomos, que incluem também moléculas de proteínas associadas.

É como se fosse uma escada flexível formada por duas cordas torcidas, ligadas por degraus muito estreitos. Cada "corda" é um arranjo linear de unidades semelhantes que se repetem, chamadas nucleotídeos, e se compõem de açúcar, fosfato e uma base nitrogenada.


Desvendar o seqüenciamento das bases dentro do DNA, para cada organismo é, para os geneticistas, o mesmo que desvendar o "segredo" de sua formação e do seu funcionamento, pois o DNA é o "manual de instruções" usado pela célula (chamado pelos cientistas da vida de processo de desvendamento do código genético da vida).

Entretanto, é bom lembrarmos que a visão funcionalista e mecanicista dos geneticistas tem sido extremamente bem sucedida no campo da biologia, culminando na compreensão da natureza química dos genes, nas unidades básicas da heterogeneidade e conquistando êxitos parciais na revelação do código genético, ela tem, não obstante, sérias limitações diante de conceitos integrativos da vida que continuam para nós sendo um mistério profundo.

Ver. CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 1994. p.96.

* A biologia molecular revelou que a vida na Terra depende de apenas umas poucas dezenas de moléculas básicas. Um grupo dessas moléculas são os aminoácidos. De uns 70 aminoácidos catalogados, a vida só faz uso de 20. As proteínas, cadeias de aminoácidos, controlam o metabolismo, que consiste no aproveitamento dos nutrientes e da energia, e mantêm as atividades vitais de todos os organismos. Ver: POLLACK, Robert.”Signos da vida”. Rio de Janeiro: Editora Rocco, (1997).

Assim o conceito corrente e simplificado de gene como o de uma seqüência de DNA no genoma de um organismo que "codifica" uma proteína. Quer dizer, a fileira de "letras" (bases nitrogenadas) com a "informação" necessária para a célula sintetizar dada proteína, encadeando centenas ou milhares de aminoácidos na ordem correta para que ela possa realizar uma dada função.

O conceito de gene na biologia não passa de metáforas de noções lingüísticas sobrepostas a um código genético.

Lenny Moss, professor de filosofia da Universidade de Notre Dame (EUA), combinando sua formação em biologia celular com sociologia e filosofia, afirma da necessidade de desenredarmos desse emaranhado de conceitos, em que realidades celulares e bioquímicas se entretecem com simbologias de sabor pré-formacionista e até esotérico, como na popular idéia de que o genoma é o Livro da Vida. O destino não está nos genes, que não são nem texto, nem programa de computador. O resultado desse desenredo seria então, uma desconstrução da noção de gene que deveria constituir leitura obrigatória no primeiro ano de todas as faculdades de biociências.

Moss afirma que o problema está na mescla de dois conceitos. Um ele chamou de Gene-P (de "pré-formacionista"), essa idéia de que na coleção de genes se encontra "tudo que é necessário para construir um ser humano". É a nova encarnação da noção antiga de que o plano completo do organismo que se desenvolve do ovo já está contido nele ou num dos gametas que lhe deram origem. O ícone dessa concepção é o homúnculo agachado na cabeça de um espermatozóide, uma das "provas" no clássico debate dos séculos 17 e 18 entre pré-formacionistas e epigenesistas (adeptos do surgimento espontâneo de estruturas ao longo do processo de desenvolvimento).


Ver: MOSS, Lenny. What Genes Can't Do (o que os genes não podem fazer), Editora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, 2002.

O outro conceito isolado por Moss é justamente o de Gene-D (de "desenvolvimento"). Ou seja, aquele em que a seqüência do DNA representa só um recurso necessário para o desenvolvimento de um organismo, do ovo ao adulto. Necessário, mas não suficiente, pois seria um recurso desenvolvimental entre outros, como a maquinaria celular provida pelo citoplasma do gameta feminino (óvulo), o cuidado parental, ou o nicho ecológico.

Esse seria o conceito operacionalmente vivo nos laboratórios, segundo Moss. A mistura dos dois conceitos só serviria a uma coisa: inflar retoricamente e ilusoriamente a potencialidade da genômica.
UMA BREVE HISTÓRIA DE QUASE TUDO!

Extraída do livro: Do big bang ao homem sapiens. Bill Bryson. Cia das Letras, 541 pgs.


A emergência de vida tecnologicamente inteligente na Terra, como possivelmente em outros planetas, anuncia uma era inteiramente nova – a Era da Vida. A vida na Terra apareceu 15 anos após o Big Bang. Segundo Sagan, “apenas” há cerca de 3,5 bilhões de anos. O domínio de um sítio onde residem seres vivos com capacidade de incidir, através de tecnologias inteligentes sobre a evolução cósmica, permite acelerar o processo de controle e independência da vida sobre a matéria.

Bem vindo. E parabéns. Estou encantado com seu sucesso. Chegar aqui não foi fácil. Na verdade, suspeito que foi um pouco mais dificil do que você imagina.

Para inicio de conversa, para você estar aqui agora, trilhões de átomos agitados tiveram de se reunir de uma maneira intricada e intrigantemente providencial a fim de criá-lo. E uma organização tão especializada e particular que nunca antes foi tentada e só existirá desta vez. Nos próximos anos (esperamos), essas partículas minúsculas se dedicarão totalmente aos bilhões de esforços jeitosos e cooperativos necessários para mantê-lo intacto e deixá-lo experimentar o estado agradabilíssimo, mas ao qual não damos o devido valor, conhecido como existência.

Por que os átomos se dão esse trabalho é um enigma. Ser você não é uma experiência gratificante no nível atômico. Apesar de toda a atenção dedicada, seus átomos na verdade nem ligam para você — eles nem sequer sabem que você existe. Não sabem nem que eles existem. São partículas insensíveis, afinal, e nem estão vivas.

(A idéia de que se você se desintegrasse, arrancando com uma pinta um átomo de cada vez, produziria um montículo de poeira atômica fina, sem nenhum sinal de vida, mas que constituiria você, e meio sinistra.) No entanto, durante sua existência, eles responderão a um só impulso dominante: fazer com que você seja você. Portanto, ainda bem que existem os átomos.

A má noticia e que os átomos são volúveis e seu tempo de dedicado bem passageiro. Mesmo uma vida humana longa dura apenas cerca de 650 mil horas. E quando esse marco modesto é atingido, ou algum outro ponto próximo, por motivos desconhecidos, os seus átomos vão "desligar" você, silenciosamente se separarão e passarão a ser outras coisas. Ai você já era.

Mesmo assim, você pode se dar por satisfeito de que isso chegue a acontecer. No universo em geral, ao que sabemos, não acontece. E um fato estranho, porque os átomos que tão liberal e amigavelmente se retinem para formar os seres vivos na Terra são exatamente os mesmos átomos que se recusam a fazê-lo em outras partes.

Segundo Oscar Matsuura, os elementos químicos mais abundantes no meio interestelar são, nessa ordem: hidrogênio, hélio, oxigênio, carbono, nitrogênio, neônio etc. Essa composição é semelhante à das estrelas. Desconsiderando-se os gases raros, os componentes químicos do corpo humano e dos organismos vivos assemelham-se à composição química interestelar, enquanto difere radicalmente do composto químico da crosta terrestre, onde os elementos mais abundantes são pesados (oxigênio, silício, alumínio e ferro). Esse fato torna a crosta terrestre um ambiente menos provável para a síntese das biomoléculas.

Ver também: MATSUURA, Oscar T. O que é vida? In: Para entender a biologia do século XXI – organizadores - Charbel Nino El-Hani & Antônio Augusto Passos Videira. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

Então por mais complexa que seja, no nível químico a vida e curiosamente trivial: carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, um pouco de cálcio, uma pitada de enxofre, umas partículas de outros elementos bem comuns — nada que você não encontre na farmácia próxima e isso tudo de que você precisa. A Única coisa especial nos átomos que o constituem e constituírem você.

Dos bilhões e bilhões de espécies de seres vivos que existiram desde a aurora do tempo, a maioria — 99,99% — não esta mais aqui. A vida na Terra, veja bem, além de breve, é demasiadamente frágil. É curioso que nosso planeta ser exímio em promover vida, mas ainda mais exímio em extingui-la.

A nossa espécie típica dura apenas uns 4 milhões de anos. Desse modo, se quiser permanecer aqui por bilhões de anos, você precisa ser tão volúvel quanto os átomos que o constituem.

Precisa estar preparado para mudar tudo em você — forma, tamanho, cor, espécie a que pertence, tudo e fazê-lo vezes sem conta. Isso e mais fácil de falar que de fazer, porque o processo de mudança e aleatório. Passar do "glóbulo atômico primordial protoplásmico" (frase de uma canção de Gilbert e Sullivan), ou seja, bem lá no início fomos produzidos principalmente originários de um desgasamento que foi intensamente bombardeados de algumas partículas entre 4,1 e 3,9 bilhões de anos atrás até ficarmos assim meio um ser humano dito moderno, ereto e consciente, mas isso exigiu uma serie de mutações criadoras de novos traços, nos momentos certos, por um período longuíssimo. Portanto, em diferentes épocas nos últimos 3,8 bilhões de anos, você teve aversão ao oxigênio e depois passou a adorá-lo, de tal modo que não dura muitos minutos sem ele. Você desenvolveu membros e barbatanas dorsais ágeis, pôs ovos, fustigou o ar com uma língua bifurcada, foi luzidio, foi peludo, viveu sob a terra, viveu nas arvores, foi grande como um veado e pequeno como um camundongo, e milhões de outras coisas. Se você se desviasse o mínimo que fosse de qualquer dessas mudanças evolucionarias, poderia estar agora lambendo algas em paredes de cavernas, espreguiçando como uma morsa em alguma praia pedregosa ou lançando ar por um orifício no alto da cabeça antes de mergulhar vinte metros para se deliciar com uns suculentos vermes.

Além da sorte de ater-se, desde tempos imemoriais, a uma linha evolucionaria privilegiada, você foi extremamente — ou melhor, milagrosamente — afortunado em sua ancestralidade pessoal. Considere o fato de que, por 3,8 bilhões de anos, um período maior que a idade das montanhas, rios e oceanos da Terra, cada um dos seus ancestrais por parte de pai e mãe foi suficientemente atraente para encontrar um parceiro, suficientemente saudável para se reproduzir e suficientemente abençoado pelo destino e pelas circunstancias para viver o tempo necessário para isso. Nenhum de seus ancestrais foi esmagado, devorado, afogado, morto de fome, encalhado, aprisionado, ferido ou desviado de qualquer outra maneira da missão de fornecer uma carga uma carga minúscula de material genético ao parceiro certo, no momento certo, a fim de perpetuar a única seqüência possível de combinações hereditárias capaz de resultar — enfim, espantosamente e por um breve tempo — em você.

Podemos ir longe, atrás de outras lares planetários, mas não devemos esquecer de que uma viagem espacial para uma estrela à 150 anos-luz, a uma velocidade, hoje factível, de 50 km/s, demoraria um milhão de anos. Enquanto as viagens interplanetárias são proibitivas pela baixa velocidade das naves espaciais e conseqüentemente da enormidade de tempo demandado, uma possibilidade prática e barata é a captação passiva de sinais eletromagnéticos.

Para termos uma idéia dessa dificuldade, basta pensarmos que a radiação cósmica viaja na velocidade da luz. A estrela mais próxima de nós (excluindo o sol) é a Centauri. Apesar do adjetivo próxima, ele se encontra a quatro anos luz, ou seja, precisaríamos percorrer durante quatro anos, sob a velocidade constante da luz, para chegarmos até ela. Não esqueçamos que a velocidade da luz é a maior velocidade conhecida pelo homem.

Segundo Eric Chaisson, um ano luz equivale à cerca de dez trilhões de quilômetros ou correspondente a trinta bilhões de quilômetros percorridos em um dia pela luz ou por qualquer outra radiação. Uma velocidade respeitável, sem dúvida nenhuma.

Tudo isso pode parecer, à primeira vista, muito estranho. Em geral, “compreendemos” e emitimos juízos e convicções com base em situações do nosso cotidiano, seja em nível emocional, racional no plano físico. De modo geral, lidamos com situações que estão dentro de nossa experiência sensorial direta, palpável. Entretanto, com um pouco de esforço, não é difícil compreender que a experiência complexa da simbiogênese em nossas vida.

Hoje, vivemos cada vez mais num ascendente império cada vez mais presente na velocidade do tempo real em detrimento do tempo histórico. Assim, viveremos a perda da centralidade normativa, o desmonte da moderna transformação da vida em maquinaria racional e a desmaterialização do poder, corroendo as físicas instituições e seus territórios funcionais de competência. Isto é, viveremos o fim da existência do monopólio da representação e regulamentação normativa e das físicas instituições modernas.

As diversas conquistas das novas tecnologias inteligentes permitiram a construção de um compartilhamento sensório e cognitivo em interação humana com máquinas integradas em redes imateriais, de âmbito local e global, dotadas de ampla capacidade de receber, estocar, represar, alterar, transmitir e retransmitir dados, sons e imagens estáticas ou em movimento, ampliando nossa capacidade de comunicação inteligente. No entanto, apesar da grandiosidade e complexidade que essas conquistas tecnológicas imprimem nos fenômenos sociais, ainda vivemos uma fase primitiva da simbiogênese da vida humana interligada ao processo de aceleração tecnológica e científica. Na verdade, estamos recém começando a viver a sociedade simbiogênica, e ela desde já nos aponta imensos desafios da vida em sociedade que, até então, ainda não tínhamos experimentado em profundidade.

Um adendo. Hoje temos também uma corrente científica chamada de pesquisadores da vida artificial.

A confluência de diversos fatores tecnológicos e informacionaios cristalizou-se no surgimento de uma comunidade científica de caráter interdisciplinar, durante a década de 1980, que se articulou em função do projeto denominado “Vida Artificial”. O nascimento oficial da Vida Artificial como uma nova disciplina científica pode ser datada do ano de 1987, coincidindo com a realização da primeira reunião internacional sobre o tema. A vida artificial é um contraponto da simbiogênese. Ela se define, segundo um dos seus principais fundadores, C. Langton, como sendo o estudo de sistemas construídos pelo homem que exibem comportamentos lifelike. Ou seja, aqueles comportamentos característicos dos seres vivos. Segundo essa perspectiva, o estudo e a compreensão dos mecanismos da vida, em seu sentido mais genérico e fundamental, é inseparável da criação artificial de sistemas vivos.


Ver: MORENO, Álvaro & FERNANDES, Júlio. A Vida Artificial como Projeto de Criação de uma nova biologia universal. In: El-Hani e Videira (orgs.) O que é Vida? Para entender a biologia do século XXI. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000, p. 257-271.


Por isso, a Vida Artificial não seria, em sentido estrito, uma ciência, mas uma tecnociência, visto que, do seu ponto de vista, a compreensão dos mecanismos universais da vida, somente é possível através de sua própria fabricação não simbiótica da vida. Do mesmo modo que, para a Inteligência Artificial, a compreensão da inteligência passa pela construção de sistemas artificiais a-simbióticos que possam desenvolver capacidades cognitivas.

Deixemos nossa polêmica com os defensores a-simbióticos da vida artificial.

Para quem quiser saber mais sobre vida artificial, principalmente, do ponto de vista de seus defensores Ver: ANTUNES, Barone (org.). Sociedades Artificais: A nova Fronteira da Inteligência nas Máquinas. Porto Alegre: Bookmann, 2003.


Hoje, mesmo que, na maioria das vezes, expressando uma perspectiva simplista de determinismo tecnológico, que desconsidera a força, a resistência e a herança da matéria e da realidade orgânica, diante da emergente realidade imaterial das redes digitais, encontramos tanto na literatura científica, como em filmes de ficção, sinais da emergência da sociedade simbiogênica. Cito como exemplo a da defesa do homem simbiótico de Rosnay (1997), e os filmes de ficção: Matrix e Gattaga: a experiência genética. Este último relata o conflito entre uma aristocracia formada por seres de matriz humana geneticamente melhorados, ou seja, evoluídos pela intervenção da simbiogênese e os decadentes seres humanos submetidos à evolução meramente biológica. Nesse sentido, compartilhamos da hipótese implícita nesses filmes de que o pólo dinâmico da informação digital migra para a informação genética e que, provavelmente, os avanços das tecnologias da informação e da comunicação interativa permitirão a eclosão de uma nova possibilidade de evolução da vida, diferente daquela prevista pelo darwinismo. A vida biológica mesclar-se-á, numa simbiose cada vez mais intensa, com as tecnologias de informação integradas em redes e artefatos bioinformacionais (orgânicos e inorgânicos).


Citação. ROSNAY, Joël de. Homem simbiótico. Petrópolis: Vozes, 1997.

Uma coisa se pode ter como certa: a vida humana deixou de ser absolutamente centrada no corpo humano. Nietzsche e Foucault ensinaram-nos que a forma homem foi uma fabricação social e histórica. Quanta violência e crueldade foram necessárias para moldar a vida na forma atual de homem; quanto terror foi necessário para incrustar nesse animal um mínimo de civilidade, de memória, de culpa, de senso, de promessa e dívida, em suma, de moral. Entretanto nos diz Nietzsche, estamos cansados do homem. O homem tornou-se uma forma medíocre e insossa de apequenamento da vida, acabou por se tornar uma meta de civilização. Entretanto, não há por que se desesperar com essa exclamação do filósofo, até porque, a forma homem é uma moldagem histórica complexa e mutante.


* Aqui podemos dizer também que estamos cansados do homem sujeito. Lembramos de Hegel que definiu sujeito como: “o que pode reter em si a própria contradição”. Ver nesse sentido, PELBART, Peter Paul. A vertigem por um fio: políticas da subjetividade contemporânea. Iluminuras: São Paulo, 2000. p. 15.


Porém, penso que é necessário estar atento aos passos de Nietzsche, sobretudo, diante da idéia de que o homem aprisionou a vida e como nos diz o filósofo: é preciso livrar-se do homem para liberar a vida. O campo de batalha é o próprio corpo do homem; são travadas lutas cruéis e brutais sobre o corpo do homem, desde seus genes até os seus gestos, sua percepção, seus afetos. Apesar dessa radicalidade, Nietzsche nos diz que nada está decidido, pois o homem continua sendo conforme suas próprias palavras: o ainda não domado, o eternamente futuro. Nietzsche também nos chama para uma possibilidade da forma da vida do homem como: um grande experimentar-se de si mesmo.


PELBART, Peter Paul. A vertigem por um fio: políticas da subjetividade contemporânea. Iluminuras: São Paulo, 2000. p. 15.

Cada vez mais, a matéria corpórea deixa de ter o monopólio da vida. O mesmo homem, que na modernidade matou Deus e trocou-o pela razão moderna, deixa de ser, gradativamente, a medida de todas as coisas. Hoje, manipulamos múltiplos fragmentos de vida “in vitro”, isto é, fora da matéria vegetal, do corpo animal e do corpo humano. O mesmo pode ser dito diante de novas técnicas de reprodução não presencial que alteram, em muito, o que nossos pais e avós ensinaram-nos sobre a reprodução biológica e sobre a herança genética.

ANEXO

Da Abordagem da simbiogênese!

Quando li o livro O Planeta simbiótico, que contém a proposta de concepção revolucionária da vida, de Lynn Margulis, imediatamente descobri que ali tínhamos um grande insight de compreensão e também de explicação, não apenas da evolução da vida, mas de ressignificação das explicações e compreensões e das interligações entre o mundo orgânico e inorgânico das tecnologias e da vida sobre nossas complexas sociedades contemporâneas, fundadas cada vez mais, sob o princípio da simbiogênese.

MARGULIS, Lynn. O Planeta Simbiótico: nova perspectiva da evolução. Rio de Janeiro : (Editora) , 2001. Sobre o mesmo assunto, veja também: MARGULIS, Lynn. Microcosmos. New York: Summit, 1986 e também: Margulis, Lynn; Dorion Sagan: O que é a vida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

Para que se entenda profundamente essa nossa perspectiva entre simbiogênese e tecnologia, é necessário romper com a velha abordagem dualista: realidade úmida (orgânica) versus realidade seca (inorgânica), que nos acompanhou no entendimento e no entrelaçamento das coisas do mundo com a vida, envolvendo-nos em simplificadoras versões entre realidade vital versus realidade virtual.

Acreditamos que a abordagem da simbiogênese, proveniente da Genética Molecular, pode nos ajudar nessa tarefa de decifração da esfinge informacional. Assim, simbiose, simbiótica e simbiogênese constituem, para nós, conceitos fundamentais para entendermos o impacto sofrido pelas velhas relações sociais polarizadas por realidades físicas delimitadas no indivíduo. Pensamos, dessa forma, explicar e compreender a interação entre as informações e a estrutura reflexiva de comunicação imaterial das redes digitais como mediações simbióticas que expressam a emergente complexidade entre as relações do mundo orgânico com o inorgânico. Igualmente, a simbiogênese é mais adequada para explicar o impacto sofrido pela sociedade em decorrência do fenômeno da aceleração tecnológica, a qual, cada vez mais, está submetida ao domínio da polaridade dinâmica da informação genética.

A simbiogênese, como vimos, originalmente tratou de uma abordagem original para a microbiologia. Lynn Margulis indagou-se à cerca do modo de evolução das formas superiores de vida. A própria autora respondeu a essa pergunta, ao descobrir um caminho, totalmente inesperado de evolução, que traz implicações profundas para todos os ramos da Biologia e da ciência em geral.

Darwin publicou sua teoria em 1859, na sua obra monumental On the Origin of Species e a completou doze anos mais tarde com The Descent of Man. Darwin baseou sua teoria em duas idéias fundamentais: variações casuais, que foi posteriormente denominada de mutação aleatória, e a seleção natural.

Em 1982, Lynn Margulis lançou a idéia de que as mitocôndrias descendiam de bactérias especializadas em conversão de energia que eram parasitas de bactérias maiores e, com o tempo, passaram a fazer parte dessas bactérias. A conclusão óbvia é que houve um estágio na evolução da vida em que havia pelo menos dois códigos genéticos diferentes numa mesma complexidade organizada, ressaltando a importância do parasitismo mutuamente benéfico (conhecido pelo nome de simbiose) como forma de um organismo adquirir novas funções.

Os microbiologistas têm sabido, desde há algum tempo, que a divisão mais fundamental entre todas as formas de vida não é aquela entre plantas e animais, como a maioria das pessoas presume, mas entre dois tipos de células — células com e células sem um núcleo.


*As bactérias, as formas de vida mais simples, não têm núcleos celulares e são, por isso, chamadas de procariotes (“células não-nucleadas”), enquanto que todas as outras células têm núcleos e são denominadas eucariotes (“células nucleadas”). Todas as células dos organismos superiores são nucleadas e os eucariotes também aparecem como micro-organismos não-bacterianos de uma só célula.


Margulis ficou intrigada com o fato de que, nem todos os genes numa célula nucleada, encontravam-se dentro do núcleo celular.

Fomos todos ensinados que os genes se encontravam no núcleo e que o núcleo é o controle central da célula. No começo dos meus estudos de genética, tornei-me ciente de que existem outros sistemas genéticos, com diferentes padrões de herança. Desde o princípio, fiquei curiosa a respeito desses genes indisciplinados que não estavam nos núcleos.

CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1998. p. 184. Ver também: MARGULIS, Lynn; SAGAN, Dorion. “Symbiosis in evolution”. San Francisco: Freeman, 1993. Dos mesmos autores ver ainda: O que é vida? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

À medida que estudava minuciosamente esse fenômeno, Margulis descobriu que quase todos os “genes indisciplinados” derivavam de bactérias e, aos poucos, compreendeu que eles pertenciam a diferentes organismos vivos, pequenas células vivas que residem dentro de grandes células vivas.

A simbiose – tendência de diferentes organismos para viver em estreita associação uns com os outros e, com freqüência, dentro uns dos outros (como as bactérias dos nossos intestinos) –, é um fenômeno difundido e bem conhecido. Margulis, no entanto, deu um passo além e propôs a hipótese de que simbioses de longa duração, envolvendo bactérias e outros micro-organismos que vivem dentro de células maiores, levaram, e continuam a levar, a novas formas de vida.

Margulis publicou, pela primeira vez, sua hipótese revolucionária em meados da década de 60 e, ao longo dos anos, criou uma teoria madura, hoje conhecida como “simbiogênese”, que vê a criação de novas formas de vida por meio de arranjos simbióticos permanentes como o principal caminho de evolução para todos os organismos superiores. Nessa época, sua tese teve pouco impacto, dado que essa constatação contrariaria um dos pilares básicos do entendimento da evolução até então vigente.

Ver: CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1998. p. 185.

A evidência mais notável para a evolução por meio de simbiose é encontrada nas assim chamadas mitocôndrias em uma espécie de casas de força internas à maioria das suas células nucleadas. Essas partes vitais das células animais e vegetais, responsáveis pela respiração celular, contêm seus próprios materiais genéticos, reproduzindo-se de maneira independente e em tempos diferentes com relação ao restante da célula. Segundo Margulis, as mitocôndrias poderiam ter sido, originalmente, bactérias que flutuariam livremente e que, em antigos tempos, teriam invadido outros microorganismos e estabelecido residência permanente dentro deles: “Os organismos mesclados iriam se desenvolver em formas de vida mais complexas, que respiram oxigênio [...] Aqui, portanto, havia um mecanismo evolutivo mais inesperado do que a mutação: uma aliança simbiótica que se tornou permanente”.

MARGULIS, Lynn. ; SAGAN, Dorion. Microcosmos. New York: Summit, 1986. P. 17.


A teoria da simbiogênese elaborada por Margulis implicaria, então, em uma mudança radical de percepção no pensamento evolutivo. Enquanto a teoria convencional concebe o desdobramento da vida como um processo, no qual as espécies apenas divergem umas da outras, Lynn Margulis alega que a formação de novas entidades compostas por meio da simbiose de organismos, antes considerados independentes, tem sido a mais poderosa e mais importante das forças da evolução.

Essa nova visão tem forçado biólogos e deterministas tecnológicos a reconhecerem a importância vital da cooperação no processo evolutivo. Os darwinistas sociais do século XIX viam somente competição na natureza, de uma natureza, vermelha em dentes e em garras – como expressou o poeta Tennyson —, mas agora estamos começando a reconhecer a cooperação contínua e a dependência mútua entre todas as formas de vida como aspectos centrais da evolução. A vida não se apossa do globo pelo combate, mas, sim, pela formação de redes simbióticas.

Ver: MARGULIS, Lynn; SAGAN, Dorion. O que é vida? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. p. 245.

O desdobramento evolutivo da vida ao longo de bilhões de anos constitui uma história empolgante, que acionada pela criatividade inerente a todos os sistemas vivos expressa, ao longo de três caminhos distintos mutações, intercâmbios de genes e simbioses aguçada pela seleção natural, a pátina viva do planeta expandiu-se e intensificou-se em formas de diversidade sempre crescente.

Não há evidência de algum plano, objetivo ou propósito no processo evolutivo global e, portanto, não há comprovação de progresso; não obstante, há padrões de desenvolvimento reconhecíveis. Um deles, conhecido como convergência, constitui-se na tendência de os organismos desenvolverem semelhantes formas para enfrentarem desafios análogos (mesmo que carreguem histórias ancestrais diferentes). Desse modo, os olhos evoluíram, muitas vezes, ao longo de diferentes caminhos – nas minhocas, nas lesmas, nos insetos e nos vertebrados –, assim como as asas desenvolveram-se independentemente em insetos, em répteis, em mamíferos e em pássaros. Parece que a criatividade da natureza é ilimitada.

Outro padrão notável se expressa pela ocorrência de catástrofes – que talvez sejam pontos de bifurcação planetária – seguida por intensos períodos de crescimento e de inovação. Desse modo, a redução desastrosa da quantidade de hidrogênio na atmosfera da Terra (há mais de dois bilhões de anos) levou a uma das maiores inovações evolutivas: o uso da água na fotossíntese. Aliás, a fotossíntese é processo que sustenta as plantas modernas começou a funcionar “a pleno vapor” há cerca de 2,7 bilhões de anos. (Este é outro marco na evolução da vida). Não dá para esquecermos que muitos organismos dependem da fotossíntese apenas de forma indireta. Por exemplo, os organismos da luxuriante fauna bacteriana que habita o intestino humano nunca vêem a luz do Sol.

Há milhões de anos, esse novo processo extremamente bem-sucedido produziu uma crise ambiental, ao ocasionar a poluição catastrófica por meio do acúmulo de grandes quantidades de oxigênio tóxico na atmosfera. A crise do oxigênio, por sua vez, induziu a evolução de bactérias que respiravam hidrogênio (outra das espetaculares inovações da vida). Mais recentemente, há 245 milhões, as mais devastadoras extinções em massa que o mundo já viu foram seguidas rapidamente pela evolução dos mamíferos, e, 66 milhões de anos atrás, a catástrofe que eliminou os dinossauros da face da Terra abriu caminho para a evolução dos primeiros primatas e, finalmente, para o surgimento da espécie humana.

Por fim, as temáticas complexas exigem níveis mais profundos e detalhados de investigação, comuns às marcas de tendências intelectuais e culturais modernas e evolutivas das quais participamos. Quando alguém tem uma nova idéia, ela será adotada por algum outro inovador que, de início, pensa sobre ela no mesmo contexto que seu criador, porém, depois, percebe que há margem para aperfeiçoá-la e transplantar a sua essência para um outro contexto. A idéia evoluiu. Foi dominada por uma nova mente. Assim, pensamos que vivemos numa sociedade cada vez mais simbiogênica.

Por que não podemos começar a falar que, na atualidade, a humanidade está se dividindo, não mais em classes sociais moldadas pelo seu papel na produção econômica e social? Porque, verificamos que entre os velhos humanóides produzidos pela lenta evolução natural, emerge numa nova espécie, envolvida numa complexa simbiose. Estes últimos encontram-se em rápida aceleração evolutiva, produto de uma nova sociedade simbiônica, tecida, cada vez mais, por uma intensa cadeia de mediações simbiogênicas.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

EXOESQUELETO: a ciência caminha para o adeus a cadeira de rodas!

EXOESQUELETO
Gilson Lima.
Dr. Sociologia das ciências. Pesquisador CNPQ e sócio proprietário da NITAS: Tecnologia e inovação. Porto Alegre. Brasil.
Em 2010. Batemos o record de um paciente tetraplégico realizando 512 passos sequenciais num exoesqueleto não robótico. Vide vídeo youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=_xuoMSwMySw
Essa passagem abaixo extrai de meu Livro: Nômades de Pedra: teoria da sociedade simbiogênica. (Escritos 2005: 409- 410). Pode nos ajudar como começo de conversa.

Os animais, segundo a biologia, podem ser artrópodos (exoesqueleto) ou vertebrados (endoesqueletos). A diferença aqui é entre ter esqueleto externo e esqueleto interno. Isso é importante, pois implicará na capacidade de como animais nos mobilizarmos e nos movermos diante da sustentação de nossos próprios corpos. Imaginem um caracol. Tudo que se encontra dentro do caracol está protegido pelo seu exoesqueloto (aquela casca dura que achamos ser a casinha dele). O complexo estado de mentitude (quando a mente acontece no mundo), só se encontra em animais que precisam se locomover.
Nós seres humanos acabamos, de um jeito ou de outro, ao longo da nossa evolução, levando os ossos para dentro do corpo e criamos uma complexa massa externa de frágeis fibras que permitem muita flexibilidade, excitação de sensibilidade. Porém, para que isso aconteça ficamos muito frágeis. Sem precisar sequer sair de casa, expomos nossa fragilidade corpórea aos perigos da aventura do viver.
Somos mesmo muito corajosos e complexos. Apenas para ficarmos eretos (uma atividade vital para nossa qualidade humana) precisamos orquestrar um complexo conjunto de conexões que prevêem posições, intensidades e cálculos. Isso se considerarmos apenas as conexões que incidem sobre as fibras musculares e que nos permitem indicar inúmeros monitoramentos de elasticidades, movimentos diversos de intenso volume e complexidade realizada por nossas pernas, braços e pescoço.
E para caminharmos, então? Definirmos os movimentos, curvas, destinos, desvios de obstáculos. São processos tão complexos e tão rápidos, que só com ajuda de potentes aparelhos podemos identificar seus trajetos e operações visíveis. Estamos falando apenas de processos mais rudimentares da mobilidade para que não tenhamos movimentos desastrosos, e só eles nos indicam a necessidade de um constante plexo mental que nos dote de muita precisão e simulação.
Somos mesmos muito complexos. Para operarmos nossos dedos polegares opositores – que são ferramentas muito úteis e que, como pinças, permitem conexões e ligações finas com múltiplos objetos – precisamos interagir muitas vezes em simbiose com outras complexas habilidades como a representação abstrata do mundo em imagens e dominar linguagens que permitirão estratégias individuais e grupais. Tudo isso torna o ser humano extremamente hábil e dotado de complexidade para pensar em abstrações complexas.


Na zoologia considera-se o exoesqueleto uma peça fundamental dos artrópodes, pois fornece suporte ao corpo, fornece apoio aos músculos que movem os apêndices, protege contra predadores e, devido a ser impermeável, impede a dessecação, fundamental em meio terrestre, na reabilitação também. Chama-se também exosqueleto à cutícula resistente, mas flexível, que cobre o corpo de muitos animais e protistas, fornecendo proteção para os órgãos internos, suporte para os músculos e evita também a perda de água.
Também as asas e outros apêndices dos artrópodes são formadas por expansões do exoesqueleto. Apesar das vantagens, o exoesqueleto configura-se como fator limitante ao crescimento dos animais, que necessitam de realizar a ecdise, o processo no qual o animal deixa o seu exoesqueleto para aumentar de tamanho. Chama-se ecdise então o processo de mudança do exoesqueleto nos animais que apresentam este modo de crescimento .
A capacidade de mudar o exoesqueleto é uma estratégia evolutiva com várias vantagens, principalmente para animais pequenos que vivem na água ou que voam. Em primeiro lugar, um exosqueleto não mineralizado é mais leve e exige menos energia a formar-se.
Vejamos o conceito do exoesqueleto aplicado na reabilitação de paraplégicos. Nessa minha pesquisa recente sobre o tema do exoesqueleto para as atividades de reabilitação que aqui tenho acompanhado fiquei surpreendido do imenso conjunto de inovações que estão sendo realizadas com o conceito de exoesqueleto. Desde 2008 o exoesqueleto tem sido considerado uma linha de atuação da reabilitação. A própria Argo Medical Technologies considera o produto ARGO na linha dos exoesqueletos para reabilitação.
O ARGO antigo (foto ao lado) é um artefato mecânico e uma derivação preliminar de um conceito de exoesqueleto entendido como suporte para atividades clínicas de reabilitação. Ele visa ser então um suporte para a realização de tarefas e procedimentos em reabilitação visando a melhorar a qualidade de vida dos paraplégicos como ficar alguns minutos ou horas de pé (melhorando a circulação sanguínea e combatendo possíveis problemas de infecção urinária, ...). (fotos abaixo).
Para isso precisamos avançar num conceito mais atual de exoesqueleto para reabilitação. Vou me aventurar e arriscar um conceito. Exoesqueleto na reabilitação (sobretudo para apoiio a movimentos dos membros inferiores - andar) é:


um artefato mecânico ou eletromaquínico que seja resistente e acoplado externamente ao corpo (de abordagem simbiótica tanto para  amplificação como para enfrentamento de déficit motor e de movimentos de modo não invasivo - não envolvendo em geral acoplamentos cirúrgicos), mais ou menos flexível e que cubra o corpo ou parte dele. É voltado, em geral, para dar suporte aos músculos e a movimentos motores. Um exoesqueleto na reabilitação geralmente é segmentado e cujos segmentos fixam os membros para gerar movimentos determinados”. (Gilson Lima, 2010).

ANALISANDO O VELHO ARGO!

Verificamos um dos nós críticos mais significativos do velho ARGO para o processo principal de andar trata-se do problema da inexistência de articulação do joelho ou de um dispositivo de disparo automático que não exija energia muscular e muito oxigênio. No equipamento você tem que disparar o movimento da perna obrigando a gastar e despender muita energia cerca de 20 a 30% a mais oxigênio extra para ao mesmo tempo produzir o desequilibro para o disparo da perna e realizar um processo de controle sobre o centro da atividade de ficar de pé.
Teoricamente é muito simples, mas o processo de execução é muito complicado. Além do desgaste de energia temos ainda o problema já dito do equilíbrio. O cérebro foi programado para disparar a perna com a força da gravidade sob controle, sem o desequilíbrio. Você tem então tem que reaprender a andar e de um modo totalmente diferente que seu cérebro foi moldado, isso gera insegurança e alguns problemas, pois além da necessidade de enganar o aprendizado antigo tem agora que aprender um novo e a insegurança do desequilíbrio também dificulta o cálculo de força de propulsão simbiótica para o movimento do disparo do ARGO e mais energia ainda é gasta.
Um consenso é que a perda do centro de gravidade é realmente muito crítica nesse processo principal. Uma solução inicial seria acoplar um disparador mecânico juntos ombros. Isso tornaria o procedimento de execução muito menos complicado. Trata-se apenas então de reaprender a andar com os ombros, uma parte ativa nos paraplégicos e de fácil assimilação e aprendizagem.
O ARGO necessitaria também de trocas das articulações mecânicas para outras mais flexíveis. Veja detalhes abaixo.
O disparo das pernas do exoesqueleto no ARGO funciona do seguinte modo. Primeiro com o movimento dos músculos do tórax e ombros (ativos) levanta-se uma das pernas liberando-as do chão. Para isso geralmente têm-se que inclinar (envolvendo problemas entre equilíbrio-desequilíbrio junto ao centro de gravidade. Ao liberarmos uma das pernas no ar o aparelho dispara para frente de modo mais ou menos simétrico com um passo a perna suspensa. Coloca-se então a perna e o peso do corpo na perna flexionada e fazendo agora o mesmo movimento para a perna contrária.
Teoricamente é muito simples, mas o processo de execução é muito complicado. Além do desgaste de energia temos ainda o problema já dito do equilíbrio. O cérebro foi programado para disparar a perna com a força da gravidade sob controle, sem o desequilíbrio. Você tem então tem que reaprender a andar e de um modo totalmente diferente que seu cérebro foi moldado, isso gera insegurança e alguns problemas, pois além da necessidade de enganar o aprendizado antigo tem agora que aprender um novo e a insegurança do desequilíbrio também dificulta o cálculo de força de propulsão simbiótica para o movimento do disparo do ARGO e mais energia ainda é gasta.
Verificamos um dos nós críticos mais significativos do velho ARGO para o processo principal de andar trata-se do problema da inexistência de articulação do joelho ou de um dispositivo de disparo automático que não exija energia muscular e muito oxigênio.
No equipamento você tem que disparar o movimento da perna obrigando a gastar e despender muita energia cerca de 20 a 30% a mais oxigênio extra para ao mesmo tempo produzir o desequilibro para o disparo da perna e realizar um processo de controle sobre o centro da atividade de ficar de pé.
Um consenso na nossa equipe também é que a perda do centro de gravidade é realmente muito crítica no processo principal de andar. Uma solução inicial poderia ser a de acoplar um disparador mecânico junto ao ombros. Isso tornaria o procedimento de execução muito menos complicado. Tratar-se-ia então de reaprender a andar com os ombros, uma parte ativa nos paraplégicos e de fácil assimilação e aprendizagem.
Enfim! Aqui estamos tentando algo bem  modesto, ou seja, analisar e propor uma qualificação acessível e rápida ao antigo equipamento Argo já adquirido por alguns usuários. No Rio Grande do Sul foram mais de uma dezena. Muitos adquiriram pensando em se tratar de um novo artefato para re-andar e na verdade, o "velho" Argo  é um artefato mecânico e simbiótico muscular apenas de apoio de atividades clínicas de reabilitação junto a paraplégicos, não se trata de um produto que possibilite dotar o usuário de uma maior autonomia para efetivamente andar.
Propomos, no entanto, um conjunto de mudanças capazes de ajudar a dotar o usuário do "velho" Argo de uma maior autonomia. Infelizmente, o Argo é pouco flexível em seus ajustes e é construído praticamente de modo individual par cada paciente. Isso poderia ser também alterado com ajustes e adaptações de molas mais flexíveis presentes em alguns poderosos exoesqueletos militares.
O ARGO necessitaria também de trocas das articulações mecânicas para outras mais flexíveis.

O Argo não tem um dispositivo integrado que ajuda a manter-se ereto, de pé o que prejudica muito todo o processo de equilíbrio no movimento geral dos membros inferiores.




RUMO AO FUTURO NO PRESENTE!

Já a partir de 2008, Amit Goffer criou um novo dispositivo ele chama de ReWalk (ReAndar em português). O Dr. Amit Goffer é um cientista na área de engenharia que ficou tetraplégico num acidente de automóvel.  Para ele,  "A cadeira de rodas é sedentária e diz que nunca se conformou diante do homem poder ir a Lua  e não poder criar nada melhor que uma cadeira de rodas com todo seu impacto prejudicial conhecido no universo biofísico e de saúde mental. Mesmo não podendo usufruir de sua criação por ser tetraplégico, o Dr. Amit Goffer desenvolveu o projeto ReWalk (Re-andar) que pretende oferecer uma alternativa aos usuários de cadeira de rodas, permitindo que eles fiquem de pé, caminhem e até mesmo escale degraus.
O Dr. Amit Goffer (acima) descreve esse dispositivo como uma derivação de um outro conceito muito mais complexo. Ele não é só mecânico é não é só um artefato, mas é maquínico e integrado num sofisticado sistema robótico. É composto por uma mochila que contém a caixa de controle e dois exoesqueletos nas pernas também robóticas, que o utilizador pode acionar através de movimentos feitos com a parte superior do corpo. Ele não visa apenas ser suporte para as atividades de reabilitação, mas de dotar o paraplégico de autonomia incluindo a autonomia de um paraplégico poder andar novamente ereto.
Ele não é só mecânico, o ReWalk novo (ainda não comercializado) funciona com motores nas pernas, sensores no corpo e uma mochila com uma caixa de controle e baterias recarregáveis. São ainda necessárias umas muletas para completar o equipamento.
O equipamento tem um leve suporte para braços com uma armadura que integra motores DC (de corrente contínua) na sua junta, baterias recarregáveis e um grupo de sensores (já descrito) e todo um sistema de controle baseado num computador de bordo ou um sistema de informática embarcado para os apoios motorizados do movimento das pernas e do conjunto dos sensores corporais.
Um controle remoto num dos pulsos (foto), permite controlar os movimentos que se deseja junto aos sensores. Os sensores de movimentos são operados em tempo real operado por sofisticado algoritmos derivados ou transmutados de softwares de computadores de bordo de automóveis.
Na próxima publicação vou apresentar algumas novidades militares e científicas que certamente indicam as potencialidades de futuras pesquisas do exoesqueleto para paraplégicos. Apresentaremos também exoesqueletos que podem gerar novos seres simbióticos, inclusive, muito mais complexos do que os humanos ditos naturais ou normais.  

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

notícias : FALSO COMA. Homem diagnosticado passa 23 anos consciente na Bélgica


Rom Houben escutava e via tudo à sua volta, mas não conseguia se comunicar com médicos.
Da BBC



Um erro de diagnóstico fez um homem passar 23 anos consciente e "amarrado" a uma cama, enquanto médicos pensavam que ele estava em coma, na Bélgica.
Rom Houben, que tinha 23 anos quando sofreu um acidente de carro que o deixou completamente paralisado, foi submetido a vários exames normalmente utilizados para diagnosticar o coma, baseados em respostas motoras, verbais e oculares.
Estudo alerta que muitos pacientes considerados em coma podem estar conscientes
Ele, no entanto, escutava e via tudo o que acontecia à sua volta, sem conseguir se comunicar com médicos, familiares e amigos.
Apenas alguns meses atrás, exames com aparelhos de tomografia de última geração mostraram que seu cérebro estava funcionando de maneira praticamente normal.

Mensagens

Houben foi então submetido a várias sessões de fisioterapia e agora consegue digitar mensagens em uma tela de computador.


Notícia mais detalhada:
Falso coma: Rom Houben esteve preso dentro do seu corpo
durante 23 anos.
24.11.2009


Durante 23 anos, o belga Rom Houben esteve preso dentro do seu corpo. O seu cérebro funcionava normalmente, ouvia tudo o que lhe diziam, mas não podia mexer-se nem falar. O seu pesadelo acabou quando um neurologista usou um inovador sistema de monitorização e percebeu que o cérebro de Rom estava a funcionar quase normalmente. Nesse dia, Rom voltou a nascer.
Rom Houben espera vir a escrever um livro contando a sua experiência e o seu "renascimento"
Em 1983, Rom Houben, então um jovem estudante de engenharia e amante de desportos de combate, sofreu um acidente de viação. O seu coração parou e o seu cérebro ficou privado de oxigenação durante vários minutos. A partir dessa altura o seu corpo ficou paralisado e oficialmente em coma. Mas o diagnóstico dos médicos foi demasiado precipitado. Apesar de completamente imóvel, Rom conseguia ouvir tudo o que lhe diziam. Ouvia os médicos falarem do seu estado de saúde e ouviu a mãe comunicar-lhe a morte do pai. Ouviu tudo isto sem poder chorar nem mexer a cabeça. Estava consciente e com um cérebro a funcionar, mas nunca conseguiu que o seu corpo comunicasse esse facto.
Tudo mudou há cerca de três anos. O neurologista Steven Laureys, da Universidade de Liege, que decidiu experimentar uma nova abordagem aos doentes em coma, libertou-o da sua tortura. Usando um inovador sistema de monitorização da actividade cerebral através de ressonância magnética percebeu que o caso de Rom era o de um falso coma.
O momento em que descobriram que eu não estava num estado vegetativo, disse Houben, foi como se tivesse nascido outra vez. “Nunca esquecerei o dia em que me ‘descobriram’. Foi o meu segundo nascimento”, disse Rom à revista alemã “Der Spiegel”, que trouxe o caso a público.
Nos últimos três anos Rom Houben, agora com 46, foi submetido a intensas sessões de fisioterapia e já conseguiu recuperar algum movimento. Comunica através de um ecrã táctil, acoplado à sua cadeira de rodas.
Rom explicou que, durante todos estes anos, conseguiu suportar o pesadelo de não poder comunicar o seu estado através da meditação e revivendo episódios passados. “Viajei com os meus pensamentos para o passado, ou então para uma nova existência. Eu era apenas a minha consciência, e nada mais”, disse Rom, que fala quatro línguas.

“Impotente. Extremamente impotente. Inicialmente fiquei revoltado, mas depois aprendi a viver com isso”, recorda agora Rom, citado pela AP.
O neurologista Steven Laureys - que chefia o grupo científico que estuda os estados de coma no hospital universitário de Liege - acredita que este caso é apenas um entre muitos, estimando que possa haver inúmeros falsos comas diagnosticados em todo o mundo. Laureys estima que os doentes em coma são mal diagnosticados com “assustadora regularidade”. De entre 44 doentes que se pensava estarem em coma, 18 deles responderam fisicamente a pedidos de comunicação.
De acordo com o “The Guardian”, os médicos belgas que diagnosticaram Rom como estando em coma usaram a escala Glasgow Coma Scale, internacionalmente aceite. Esta escala monitoriza os movimentos dos olhos e as respostas verbais e motoras. Porém, apesar de terem usado esta escala, falharam em determinar o correcto funcionamento do cérebro do doente.

“A partir do momento em que alguém é diagnosticado como inconsciente, é muito difícil arrancar a pessoa a esse estado”, indicou Laureys ao “Der Spiegel”.

O neurologista indicou ainda que todos os doentes classificados num estado de coma não-reversível, deverão ser “testados dez vezes” e que os comas, tal como o sono, têm diferentes fases que precisam de ser monitorizadas.
Houben espera vir a escrever um livro contando a sua experiência e o seu “renascimento”, indica o "The Guardian".
Um aparelho especial colocado sobre sua cama permite que ele leia livros mesmo deitado.
"Nunca vou me esquecer do dia em que descobriram qual era o meu verdadeiro problema. Foi meu segundo nascimento", disse. "Todo este tempo eu tentava gritar, mas não havia nada para as pessoas escutarem."
"Frustração é uma palavra muito pequena para descrever o que eu sentia", afirmou, Houben, que deve permanecer internado em uma clínica perto de Bruxelas.
O neurologista Steven Laureys, que liderou a equipe que descobriu a situação de Houben, publicou um estudo há dois meses alertando que muitos pacientes considerados em estado de coma na verdade podem estar conscientes.
"Apenas na Alemanha, a cada ano, 100 mil pessoas sofrem de traumatismo cerebral grave. Estima-se que de 3 mil a 5 mil deles se mantêm presos em um estágio intermediário entre o coma verdadeiro e a total recuperação de seus sentidos e movimentos. Eles seguem vivendo sem nunca mais voltarem", disse Laureys, chefe do Grupo de Coma do Departamento de Neurologia da Universidade de Liège.

DEBATE SOBRE A COMUNICAÇÃO DE ROM HOUBEN


Ajudado por um terapeuta, o dedo esticado de Rom Houben digita com surpreendente rapidez em um computador de tela sensível ao toque, relatando sobre como se sentia "sozinho, solitário e frustrado" nos 23 anos em que ficou preso em um corpo paralisado.
Rom Houben com Josephine Nicolaas Houben, sua mãe, que diz acreditar nas mensagens escritas pelo filho com ajuda de terapeuta
Após um médico perceber que ele havia sido diagnosticado erroneamente em estado vegetativo e desenvolver um método para sua comunicação, Houben afirma que se sente "renascido".
"E, igual a um bebê, acontecem muitos tombos", escreveu o belga de 46 anos, digitando as palavras em holandês para a emissora de notícias da Associated Press na terça-feira, com uma auxiliar guiando sua mão.
Um especialista em bioética, no entanto, expressa ceticismo sobre a comunicação real de Houben, afirmando que as respostas parecem artificiais para alguém com danos tão profundos e que passou décadas inábil para se comunicar. A equipe médica que cuida de Houben afirma que realizou testes especiais para comprovar que a comunicação de fato está acontecendo.
Vítima de um acidente de carro em 1983 aos 20 anos, Houben foi diagnosticado em estado vegetativo. Um especialista, usando um tomógrafo que não estava disponível nos anos 80, afirma finalmente ter notado que ele sofria de uma forma de "síndrome de prisão", em que a pessoa não consegue falar ou se mover, mas pode pensar. O médico então disponibilizou um equipamento para Houben se comunicar.
Mas Arthur Caplan, professor de bioética da Universidade da Pensilvânia que não tem contato direto com Houben ou conhecimento pessoal do caso, vê com descrença o caso após assistir a um vídeo com a mão do homem sendo movida sobre o teclado.

"Isso se chama comunicação induzida", diz Caplan. "É 'mesa branca', algo que foi desacreditado diversas vezes. Normalmente quem está 'ajudando' é quem está também compondo a mensagem, não a pessoa que supostamente está sendo ajudada."

A terapeuta Linda Wouters afirmou à Associated Press que pode senti-lo guiar sua mão com uma pressão sutil vinda de seus dedos, e que inclusive percebe sua negativa quando digita uma letra errada.
Audren Vandaudenhuyse, da equipe de Steven Laureys, do Coma Science Group, da Bélgica --que descobriu o erro de diagnóstico--, afirma que tudo foi checado e confirmado. Em determinada ocasião, um objeto foi mostrado a Houben enquanto sua auxiliar não estava na sala. Depois, ela voltou e o auxiliou a descrever o objeto, diz Vandaudenhuyse. "Temos certeza de que é ele quem está se comunicando", afirma.
A mãe de Houben, Josephine, diz acreditar que ninguém está guiando seu filho. "Aos poucos, ele foi se desenvolvendo usando o computador e agora se comunica com a terapeuta segurando sua mão", descreve Fina.
Perguntado como se sente agora, Houben escreve: "Sinto-me muito aliviado. Finalmente posso mostrar que estou realmente aqui".


Outro exemplo: Italiano desperta de coma, diz ter ouvido tudo e reacende debate sobre eutanásia


Agência Reuters, 5 de outubro de 2005 - Fonte: Globo On Line

ROMA - Um italiano que passou quase dois anos em coma profundo e era tido como um caso perdido pelos médicos despertou dizendo ter ouvido e entendido tudo o que se passava ao seu redor durante esse longo drama, segundo seus familiares.
Salvatore Crisafulli, pai de quatro filhos, descreve seu caso como um "milagre" que prova que não existem causas perdidas. Sua recuperação parece ter fortalecido a posição dos italianos contrários à eutanásia.

- Estou vivo graças ao meu irmão. Os médicos diziam que eu não era capaz de ter sensações, mas eu escutava e entendia tudo. E chorava de desespero - declarou Salvatore depois de acordar do estado de coma que entrou em setembro de 2003, após um acidente de carro.

O irmão de Salvatore chegou a compará-lo à americana Terri Schiavo, vítima de lesões cerebrais, que morreu em março após dez anos em coma, depois que a Justiça autorizou a retirada do seu tubo de alimentação.

- Os médicos diziam que eu não estava consciente, mas eu entendia tudo - disse Crisafulli, segundo a imprensa italiana nesta quarta-feira.

Os comentários foram feitos ao seu irmão na Sicília quando
Crisafulli, de 38 anos, começava a se recuperar lentamente. Ele saiu do coma há três meses, mas só começou ã falar recentemente. Sua primeira palavra foi "mamma", disse sua mãe aos jornalistas.
A notícia surge no momento em que uma comissão nacional de bioética defendeu a obrigatoriedade dos cuidados a pacientes inconscientes, mesmo àqueles contrários a medidas médicas extraordinários para mantê-los vivos.
A comissão governamental, que serve de ponto de referência para os parlamentares, tomou essa decisão no fim de setembro, mas um documento sobre o tema ainda está sendo finalizado.

- Alimentar um paciente inconsciente por meio de um tubo não é um ato médico - disse o presidente da comissão, Francesco D'Agostino.

- É como dar uma mamadeira a um recém-nascido que não pode ser amparado por sua mãe. E então refletimos sobre o caso Schiavo. A mulher foi deixada para morrer de fome.

O caso Schiavo provocou comoção na Itália, onde a Igreja Católica exigiu que os médicos continuassem a alimentá-la, apesar da vontade em contrário do seu marido.
O Papa João Paulo II morreu dois dias depois de Schiavo, e o Vaticano comparou um tribunal americano a um "verdugo" por exigir que o tubo de alimentação fosse retirado dela.
Crisafulli provavelmente nunca mais será o mesmo de antes do acidente. A mãe diz que ele tem dificuldades de fala, mas a família garante que ele parece alerta e consciente.

- Meu irmão fala e se lembra. Não espero que seja como era, mas já um milagre - disse Pietro ao jornal Corriere della Sera.

- E pensar que alguns médicos disseram que tudo seria inútil e que ele estaria morto em três ou quatro meses.

DA PARA PENSAR?